Sexta-feira, 2024-03-29, 4:56 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Janeiro » 4 » ZOO DE SALVADOR OBTÉM SUCESSO NA REPRODUÇÃO DE 114 ANIMAIS
3:17 PM
ZOO DE SALVADOR OBTÉM SUCESSO NA REPRODUÇÃO DE 114 ANIMAIS

Destaque na conservação e reprodução da fauna brasileira, o Parque Zoobotânico Getúlio Vargas, localizado no bairro de Ondina, em Salvador, conseguiu reproduzir 114 espécimes em 2015. Esse resultado é fruto do trabalho da equipe técnica do Zoológico, que tem como missão a preservação, principalmente dos animais ameaçados de extinção. Foram 45 aves, 55 répteis e 14 mamíferos reproduzidos em cativeiro no Zoo, entre eles, a onça-preta, que recebeu através de votação popular o nome de Diaurum. Hoje, o Jardim Zoológico conta com 1.629 animais em seu plantel, sendo 90% nativos.

Coordenador do Parque, Gerson Norberto destacou os procedimentos técnicos realizados no Zoo de Salvador como principal fator para o sucesso. “A reprodução em cativeiro é uma importante ferramenta para manutenção das espécies. Para isso, o Zoológico conta com uma equipe especializada, desenvolvendo ações de medicina preventiva, nutrição, ambientação dos recintos, entre outros, que garantem o bem-estar animal”, disse Norberto.

O Zoo implantou o Programa de Manejo, Conservação e Reprodução de Espécies Selvagens em Cativeiro, em parceira com pesquisadores de universidades e zoológicos do Brasil e do exterior. O Programa já conseguiu a reprodução de 38% dos animais do Parque, com destaque para a reprodução do mico-leão-de-cara-dourada, espécie endêmica da Mata Atlântica da Bahia. Outras espécies mantidas pelo programa são onça-pintada, jaguatirica, sussuarana, macaco-prego-de-peito-amarelo, lôbo-guará, arara-azul e harpia.

Para garantir todos esses cuidados com os animais, o Parque também é equipado com uma clínica veterinária, que oferece serviços ambulatoriais, clínicos e cirúrgicos, além de organizar tratamentos preventivos, como vermifugações, vacinações, controle de ectoparasitas, entre outros.

Fonte: Ascom/Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema)

Category: NOTÍCIAS | Views: 199 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa