Terça-feira, 2024-03-19, 5:04 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2010 » Agosto » 1 » WEBBER GANHA GP DA HUNGRIA
3:14 PM
WEBBER GANHA GP DA HUNGRIA
Um safety-car causado por uma peça caída do carro de Vitantonio Liuzzi alterou o rumo do GP da Hungria deste domingo (1º) — pelo menos em seu ganhador. Se a vitória estava só esperando Sebastian Vettel cruzar a linha de chegada, caminhou bonita para os braços de Mark Webber, que se beneficiou de um drive-through aplicado ao companheiro de Red Bull e de uma estratégia diferenciada de paradas.
De quebra, Webber ainda se aproveitou do abandono de Lewis Hamilton e de um parco oitavo lugar de Jenson Button para assumir à liderança do Mundial, com 161 pontos. Nada mal para aquele que se sentiu segundo piloto corridas atrás em Silverstone
A corrida também ficou marcada pela disputa nas voltas finais pelo décimo lugar entre Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Além da rivalidade histórica inefável, a ultrapassagem do brasileiro foi marcada por sua ira: o alemão quase o jogou no muro da reta principal de Hungaroring.

A história  – Vettel começou fazendo algo incomum, dadas as suas últimas corridas: uma boa largada. O alemão manteve o primeiro lugar, o que seria importantíssimo, já que quase não há pontos de ultrapassagem em Hungaroring. Massa segurou a quarta posição, mas Hamilton foi ultrapassado por Petrov na primeira curva.

Já na segunda volta, entretanto, Lewis fez as coisas voltarem à normalidade, ao fazer uma belíssima ultrapassagem por fora sobre o russo. Na mesma passagem, Jaime Alguersuari viu todo o seu trabalho do fim de semana ser jogado no lixo por conta da quebra do sistema de refrigeração de sua Toro Rosso.
Em cinco voltas, a vitória no circuito que caracterizou como "uma mulher" já se insinuava para Vettel. A distância até Alonso, segundo colocado, já era de quase 5s. Mais atrás, Barrichello se destacava, após pular de 12º para nono. No fundo do pelotão, um fenômeno: Kamui Kobayashi largou em 23º e já era 15º com dez voltas completadas.

AFP
Vettel não conseguiu disfarçar a insatisfação com o resultado

Como a distância de Vettel para Alonso subia quase 1s por volta, a prova parecia cada vez mais definida. Só um grande imprevisto poderia mudar o rumo da prova. E, não satisfeito, o GP da Hungria apresentou três: na volta 14, o safety-car foi liberado à pista por conta de uma parte da asa dianteira do carro de Liuzzi solta no asfalto.

Durante a vigência do SC, a mística magiar deu a segunda contribuição para agitar a corrida. Nos boxes, dois incidentes esdrúxulos: a Mercedes errou ao parafusar a roda traseira direita de Nico Rosberg e, já ao deixar sua vaga nos pits, o carro ficou desfalcado. Segundos depois, a Renault liberou Kubica na hora errada e o polonês acabou sendo atingido por Sutil, que vinha entrando na vaga à frente. O alemão levou a pior.

Longe do turbilhão de pilotos entrando nos boxes, Mark Webber seguiu na pista, numa exótica estratégia, já que o pelotão seria todo reunido nas voltas lideradas pelo safety-car. O mesmo fez Rubens Barrichello, que ganhou posições, mas, como saiu com pneus duros, teria de se virar por quase 60 voltas com os macios se entrasse nos boxes. Sendo assim, o brasileiro frequentou a zona de pontuação durante mais da metade da corrida, mas sabia que provavelmente ficaria longe dali.

Já com bandeira verde, veio a terceira e principal armadilha húngara para aqueles que esperavam uma prova modorrenta: os caracteres na tela das TVs pelo mundo mostravam que Vettel abriu uma distância superior a dez carros 'virtuais' entre ele e Webber, para dar ao australiano condições de pular bem na frente na relargada. O descumprimento do artigo 40.7 do regulamento esportivo rendeu a Sebastian um drive-through que lhe deixou em terceiro, entre Alonso e Massa.

Com Vettel pressionando Alonso, Webber tinha mais espaço para cumprir a tática da Red Bull. E, então, o que parecia inapropriado no início da prova se mostrou perfeito: Mark parou na volta 43 de 70 e voltou ainda em primeiro.

Voltas depois, finalmente a corrida amansou um pouco. Vettel não conseguiu passar Alonso e a principal disputa por posição foi pelo ponto derradeiro do décimo lugar. Rubens Barrichello, com pneus supermacios novos e cheios de desempenho para entregar, encostou muito rápido em Michael Schumacher.

Depois de muitas tentativas e reclamações do brasileiro pelo rádio, achando que o eterno rival estava bloqueando-o muito tarde nas curvas, enfim veio a ultrapassagem. A duras penas. Schumi espremeu Rubens no muro, mas o veterano brasileiro foi corajoso e manteve a linha. A postura do germânico rendeu uma investigação dos comissários para depois da corrida.

Agora com 161 pontos, Webber assume a liderança do campeonato, ultrapassando Hamilton, que teve problemas no câmbio e abandonou ainda na primeira metade da prova. Mantido com 157, Lewis tem seis pontos de vantagem sobre Vettel e dez para Alonso, quinto colocado. 

Brasileiros – Quarto, Massa fez uma corrida no limite da Ferrari, atrás de Alonso, mas bastante distante de Petrov, que surpreendeu chegando em quinto.

Bruno Senna conseguiu um bom 17º lugar, superando Lucas Di Grassi e o companheiro de Hispania Sakon Yamamoto. Lucas, por sua vez, teve problemas e terminou quatro voltas atrás do líder, assim como o japonês da equipe espanhola.

Category: ESPORTES | Views: 721 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa