Sexta-feira, 2024-04-26, 10:04 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Abril » 10 » VICE-GOVERNADOR LIDERA COMITIVA PARA TRATAR DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENERGIA E ESTRADAS NO OESTE
10:27 AM
VICE-GOVERNADOR LIDERA COMITIVA PARA TRATAR DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL, ENERGIA E ESTRADAS NO OESTE

A região dos municípios de Cocos e Jaborandi, no extremo oeste do estado, possui 256 mil hectares de terra – sendo 44,7 mil irrigados, com 35 projetos agrícolas já implantados e 19 em implantação, que irão acrescentar um milhão de toneladas na produção de grãos baiana e gerar 1,6 mil empregos diretos. Para que tudo isso vire realidade serão necessárias licenças ambientais mais rápidas, estradas asfaltadas e 93,8 mil KW de energia elétrica. 

Para ver a situação de perto, o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, liderou nesta quinta-feira (9) uma comitiva de técnicos e representantes da secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Infraestrutura (Seinfra), do Banco do Nordeste, da Agência de Fomento do Estado (Desenbahia), Coelba e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para uma visita aos projetos. 



A programação da visita incluiu as fazendas Savanah, Celeiro e Nordeste Florestal, além da fábrica e fazenda de leite da Leitíssimo. Cerca de 50 agricultores da região estiveram presentes. “Estávamos carecendo dessa atenção. O vice-governador demonstrou grande conhecimento sobre a questão de infraestrutura, principalmente no tocante às estradas e à energia elétrica, o que nos anima muito”, disse o diretor da Nordeste Florestal, Luiz Pucci. Segundo ele, os municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães possuem “as melhores terras, o que já é uma garantia de que qualquer investimento que o governo fizer aqui vai ter retorno imediatamente”.

João Leão enfatizou que, diante do “ano muito difícil na economia, o governador Rui Costa determinou que investimentos fossem carreados para projetos com possibilidade de dar retorno a curto prazo. A agricultura é um deles. Não temos  dúvida do potencial dessa região. Vamos, com os prefeitos de Cocos e Jaborandi e os empresários da região, resolver junto ao governo federal a questão da BR-030, que é fundamental. Na questão da energia, trabalharemos em parceria com a Coelba, aqui presente na figura de sua diretora Lucimar Souza”.

Consórcio

O vice-governador aventou a possibilidade de assinatura de convênio entre as prefeituras de Cocos e Jaborandi, além da associação de produtores local, voltado à formação de um consórcio rodoviário para a manutenção das estradas. O prefeito de Cocos, Alexnaldo Moreira, disse que a questão da estrada é fundamental para o desenvolvimento do seu município e da região. “Temos a riqueza da terra e de projetos agrícolas como esse, mas a integração com a Bahia, através da estrada, é fundamental para que essa riqueza possa retornar para o estado e para os baianos”. 

Para o superintendente de Atração de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Paulo Guimarães, o objetivo da visita foi levar o Governo do Estado para mais perto de uma das regiões com maior potencial de crescimento não só na Bahia, mas no Brasil. “Somente de ICMS poderemos ter uma receita bruta anual de mais de R$ 1 bilhão [com base] em uma safra de um milhão de toneladas, além de atrairmos novos investimentos em agroindústria, que ainda não estão contabilizados nessa projeção”. 

Projeto Agribrasil

Durante a visita feita à fábrica e fazenda da Leitísssimo, o vice-governador assinou simbolicamente o protocolo do mega projeto da Agri Brasil, uma joint venture de investidores do Brasil e da Holanda, que pretende injetar R$ 9,5 bilhões, gerar 1,2 mil empregos e produzir um milhão de litros de leite/dia, retirados de 200 mil vacas em Cocos, Jaborandi e Correntina. Representando a Agri Brasil estavam os diretores Antonio Martins Filho e o holandês Willy van Bakel.

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 283 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 7
Convidados: 7
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa