Segunda-feira, 2018-07-23, 10:43 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
Pesquisar
Main » 2017 » Dezembro » 21 » VERÃO TEM INÍCIO NESTA QUINTA COM TEMPERATURAS ELEVADAS E POSSIBILIDADE DE CHUVAS FRACAS EM SALVADOR
8:59 AM
VERÃO TEM INÍCIO NESTA QUINTA COM TEMPERATURAS ELEVADAS E POSSIBILIDADE DE CHUVAS FRACAS EM SALVADOR



O verão tem início às 14h28 (horário de Brasília) desta quinta-feira (21), e a previsão é de temperaturas elevadas, céu parcialmente nublado e possibilidade de chuvas fracas em Salvador e na região metropolitana da capital baiana, conforme o setor de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema). As temperaturas devem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 33°C - mais altas que no ano passado, quando a máxima não passou de 30°C nos primeiros dias da estação.

"Essa elevação das temperaturas já pode ser notada já no final da primavera. E isso é a característica do verão. Também temos dias mais longos e com maior claridade, por conta da maior radiação nesse lado do hemisfério nesse período. Então, o dia amanhece mais cedo e o sol se põe mais tarde. Em outras épocas do ano, temos o pôr-do-sol por volta das 17h30. No verão, o sol se põe depois das 18h", destaca o meteorologista do Inema, Heráclio Alves.

Com o aumento na incidência de radiação solar, característico do verão, ocorre a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV). Essa condição, segundo o Inema, pode ser observada na previsão para esta quinta-feira e para a sexta (22), quando os IUVs deverão oscilar de 12 a 13.

Esses números indicam que os IUVs estão na categoria "Extrema”, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, recomendam-se cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, a exemplo do uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves, principalmente nos horários entre as 10 e as 16 horas, quando os efeitos nocivos dos raios solares são maiores.

Nas regiões do recôncavo, sudoeste e sul da Bahia, além das altas temperaturas (máximas de até 34°C°), a umidade vinda do Oceano Atlântico influencia a ocorrerência de chuvas fracas.

Category: NOTÍCIAS | Views: 68 | Added by: Milena | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 16
Convidados: 15
Usuários: 1
jorge
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa