Sexta-feira, 2024-04-19, 2:17 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Abril » 30 » UNIVERSIDADE PARA TODOS OFERECE MAIS DE 23 MIL VAGAS
9:32 AM
UNIVERSIDADE PARA TODOS OFERECE MAIS DE 23 MIL VAGAS


As inscrições para 23.625 vagas no cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pelo programa Universidade para Todos, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, começam às 8h30 desta terça-feira (30). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br/universidadeparatodos), até o dia 10 de maio próximo, mês em que também serão divulgados os nomes dos contemplados, locais para matrícula e data de início das aulas.

As vagas oferecidas estão distribuídas em 186 municípios baianos e, em Salvador, as aulas acontecem em 31 locais (escolas, ONGs e associações). O projeto oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição em processo seletivo das universidades estaduais aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

O curso é presencial, com carga horária de 25 horas semanais e aulas de português, redação, matemática, física, química, biologia, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história e geografia. Além das aulas regulares serão realizados projetos complementares como seminários, oficinas, simulados e orientação vocacional.

O edital com todas as informações, inclusive sobre documentação necessária para matrícula, está disponível no Portal da Educação. A Secretaria da Educação também esclarece dúvidas referentes à inscrição pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.

Acesso e permanência - De acordo com dados da Secretaria da Educação, somente nos últimos seis anos, o programa Universidade para Todos já contribuiu para o ingresso de cerca de oito mil estudantes da rede pública em cursos da educação superior das universidades estaduais do Estado da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uefs), do Sudoeste Baiano (Uesb) e Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB).

Ivo Gama Santos Ferreira, 17 anos, ex-estudante do Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista, participou do Universidade para Todos no ano 2012, na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo. Agora, o adolescente aguarda o início da formação em enfermagem na Universidade Federal da Bahia (Ufba). "Valeu muito a pena ter participado do cursinho. Foi bastante legal, principalmente pelo fato de ser público e tem qualidade boa. Os professores são muito atenciosos e qualificados. Minha aprovação na Ufba tem muito a ver com a participação no cursinho”.

Na capital, Jordan Santos de Jesus, 18, ex-aluno do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, comemorou a aprovação, também no início deste ano, no vestibular de enfermagem da Uneb. Ele integrou a turma do programa sediada no Colégio Estadual Landulfo Alves e diz que foi um aprendizado a mais, com professores de qualidade, das universidades. "O nosso conhecimento é uma coisa que ninguém tira. Se nos esforçarmos, o Universidade para Todos faz toda a diferença para aprovação”.

A coordenadora do projeto Patrícia Machado, ressalta que, "além do acesso, a permanência do estudante na universidade é foco do programa”. Segundo ela, "os professores-monitores do cursinho são estudantes dos cursos de licenciatura das universidades públicas estaduais da Bahia, da Ufba e da UFRB, a partir do 5º semestre. Eles são selecionados e capacitados para ministrar aulas, aliando teoria e prática”.  

Estudantes que podem participar

Quem estiver regularmente matriculado no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao ensino médio da rede pública estadual ou municipal da Bahia

Tenha cursado, em escola pública municipal ou estadual da Bahia, o ensino fundamental (5ª a 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes, e 1ª e 2ª séries do ensino médio regular ou modalidades correspondentes)

Egressos da rede pública estadual ou municipal da Bahia, que tenha cursado, em escola pública municipal ou estadual da Bahia, o ensino fundamental e médio, regular seriado ou modalidades correspondentes

Fonte: SECOM

 

 

Category: NOTÍCIAS | Views: 503 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 9
Convidados: 9
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa