Sábado, 2024-04-20, 2:43 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2010 » Outubro » 31 » UMA EM CADA SEIS PESSOAS TERÁ DERRAME CELEBRAL, ALERTA CAMPANHA
1:59 PM
UMA EM CADA SEIS PESSOAS TERÁ DERRAME CELEBRAL, ALERTA CAMPANHA
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:GIXhHoXDE4pu0M:http://cuidadossaude.com/wp-content/uploads/2010/04/AVC.jpg&t=1
"Uma em cada seis pessoas no mundo terá um acidente vascular cerebral em sua vida. Essa pessoa pode ser você!” Com esse lema um grupo de profissionais de saúde, parte deles vinculados à Santa Casa de Misericórdia de Maceió (SCMM), encerrou ontem na capital alagoana uma série de eventos alusivos à Semana Nacional de Combate ao AVC e ao Dia Mundial do AVC, celebrado nesta última sexta (29).
Durante todo o dia a equipe de voluntários realizou no Shopping Maceió uma série de iniciativas, como controle de glicemia, aferição da pressão arterial, orientação nutricional, distribuição de folhetos educativos e palestras.

Doença silenciosa
O AVC, popularmente conhecido como derrame, é uma doença cerebral, mas pode afetar todo o organismo. As sequelas mais comuns são paralisia completa ou sinais de fraqueza em um lado do corpo. Já a situação mais crítica pode ser observada nos casos graves de hemorragia cerebral, quando o paciente passa a viver em estado vegetativo sem responder a estímulos externos.
O acidente vascular pode causar ainda problemas de cognição, controle emocional, déficit de atenção ou de memória etc.
Para se entender o AVC é preciso saber que existem dois tipos: o mais comum é o acidente vascular isquêmico, que afeta 80% dos pacientes. Nesses casos, a interrupção do fluxo de sangue para determinada região do cérebro acaba afetando funções neurológicas ligadas a esta área. Daí as paralisações em algumas partes de corpo.
No derrame hemorrágico, entretanto, ocorre sangramento na região cerebral seguido de complicadores tais como aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) no cérebro etc. Em torno de 20% dos acidentes vasculares cerebrais são hemorrágicos que, dependendo do caso, pode levar a óbito ou deixar o paciente com os membros totalmente paralisados.
O que mais alarma especialista como a neurologista da Santa Casa de Maceió, Lucyana Karla, é que a cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo, alguém em algum lugar morre de acidente vascular cerebral. Por isso, a Organização Mundial de AVC (WSO, na sigla em inglês) está pedindo medidas urgentes para enfrentar a epidemia silenciosa, lançando a campanha "Um em cada seis".

Prevenção
Levar uma vida saudável, cuidar da alimentação e praticar exercícios físicos regularmente pode reduzir em até 60% a chance de um AVC.
Antes de saber como prevenir o acidente vascular cerebral (AVC), é preciso saber quais os fatores de risco da doença. Em primeiro lugar, vem o histórico familiar. "Pessoas cujos pais ou avós tiveram AVC precisam ter mais cuidado", afirma o neurologista Rubens Gagliardi, da Santa Casa de São Paulo.
O médico explica que existem doenças de base, chamadas de comorbidades, que também complicam o quadro. São elas a hipertensão, diabetes e colesterol elevado. "Nestes casos, é preciso combater os fatores de risco e fazer exames específicos com acompanhamento médico", acrescenta.
Estresse, obesidade, tabagismo e sedentarismo são outros fatores de risco. Além disso, a chance de um AVC aumenta com a idade.

Veja dicas:

- Mantenha a pressão arterial sob controle.
- Evite o consumo de sal em excesso.
- Modere a ingestão de bebidas alcoólicas.
- Não fume.
- Controle o peso.
- Tenha uma alimentação saudável: evite gorduras e frituras, coma bastante frutas, verduras e fibras.
- Pratique exercícios físicos regularmente.
- Evite o estresse: faça atividades relaxantes como uma caminhada ao ar livre, conversar com amigos, passear com o cachorro.
Category: CURIOSIDADES | Views: 702 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa