Sexta-feira, 2024-03-29, 10:00 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Outubro » 24 » TURQUIA: TERREMOTO DE 7,2 GRAUS DE MAGNITUDE ATINGIU REGIÃO LESTE DO PAIS
7:29 PM
TURQUIA: TERREMOTO DE 7,2 GRAUS DE MAGNITUDE ATINGIU REGIÃO LESTE DO PAIS


Um terremoto de 7,2 graus de magnitude atingiu o leste da Turquia neste domingo, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Autoridades estimaram que o número de vítimas pode chegar a mil.

A TV estatal disse que o tremor deixou 59 mortos na cidade de Ercis, 25 na cidade de Van e um na cidade de Bitlis, totalizando 85 vítimas.

"Estimamos entre 500 e mil mortos", afirmou Mustafa Erdick, chefe do observatório Kandili, a agência sismográfica da Turquia.

Segundo ele, a estimativa é feita com base na estrutura das casas e na força do terremoto, que teve epicentro no vilarejo de Tabanli, na província de Van, perto da fronteira com o Irã.

Erdick afirmou que o tremor ocorreu "muito perto da superfície", a apenas 5 km de profundidade. Por isso, foi sentido como um terremoto de 8 ou 9 graus de magnitude.

O tremor destruiu cerca de 80 prédios em Ercis e outros 10 em Van, onde moradores apavorados deixaram suas casas enquanto equipes de resgate e voluntários tentavam encontrar sobreviventes entre escombros.

"Há muitos mortos. Vários prédios caíram e a destruição é enorme", disse o prefeiro de Ercis, Zulfikar Arapoglu. "Precisamos de ajuda urgente. Precisamos de médicos."

Danos e feridos também foram registrados em Celebibag, um distrito próximo a Ercis. "Muitas pessoas estão presas em destroços", disse o prefeito Veysel Keser. "Podemos ouvir seus gritos por ajuda. É um desastre."

Inicialmente o USGS tinha afirmado que o terremoto era de 7,3 graus. O centro de monitoramento turco, porém, estimou a magnitude do tremor em 6,6 graus. Ambas as agências disseram que o terremoto ocorreu às 13h41 no horário local (8h41 de Brasília).

Pequenos terremotos são um acontecimento quase diário na Turquia. Dois grandes terremotos em 1999 deixaram mais de 20 mil mortos no noroeste do país. Em maio deste ano, um tremor deixou dois mortos e 79 feridos em Simav, também no noroeste.

O governo de Israel ofereceu ajuda à Turquia, país com o qual vive uma crise diplomática. O ministro israelense da Defesa, Ehud Barak, deu instruções ao Exército para que ofereça assistência à Ancara nas tarefas de resgate.

As relações entre os dois países estão estremecidas desde o ataque israelense à chamada "Flotilha da Liberdade" em 2010, no qual comandos especiais israelenses mataram nove ativistas civis turcos.

Ancara exige desculpas e compensações às famílias das vítimas por parte de Israel, que se nega a dá-las, ao entender a participação turca na pequena frota como uma provocação e uma tentativa de romper um bloqueio marítimo sobre Gaza, que considera legal

Category: NOTÍCIAS | Views: 549 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa