Sábado, 2024-04-27, 2:12 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Junho » 26 » TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL LEVA DIVERSOS SERVIÇOS A CACHOEIRA
10:30 AM
TRANSFERÊNCIA DA CAPITAL LEVA DIVERSOS SERVIÇOS A CACHOEIRA
Um dia para reverenciar os que lutaram e deram a vida pela Independência da Bahia, mas também para usufruir dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado. É assim que moradores do município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, comemoram o 25 de Junho - data magna da cidade. 

Como de costume, o atendimento móvel do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC Móvel) está na cidade para a emissão gratuita de carteira de identidade (RG), certidão de antecedentes criminais e cadastro de pessoas físicas (CPF). A expectativa é que, em Cachoeira, sejam emitidos entre 300 e 350 documentos, por dia.
 
O operador de empilhadeira Márcio Chaves aproveitou o feriado na cidade e levou dois dos quatro filhos para solicitar a emissão do documento de identidade pela primeira vez. “Foi rápido. Fui bem atendido. É um trabalho essencial que incentiva o cidadão”. Já para o restaurador e artista plástico Laércio de Lima, a possibilidade de retirar a terceira via da carteira de identidade, no mesmo dia em que deu entrada no documento, é um motivo para comemorar. “O SAC [Móvel] oferece bem mais vantagem. É uma coisa instantânea. Você faz [o procedimento] e, em questão de minutos, eles já entregam os documentos”. 

Rota da Independência 
 
Os 190 quilômetros percorridos pela guerra que resultou na expulsão das tropas portuguesas e, consequentemente, na Independência da Bahia começaram a ser percorridos com diversas atividades de resgate da memória e fortalecimento da arte, educação e cultura. 

Estacionados ao lado da Câmara de Vereadores de Cachoeira, dois ônibus - um da Biblioteca Móvel e outro da Feira Móvel, projetos itinerantes da Fundação Pedro Calmon (FPC) - estão à disposição dos cachoeirenses e turistas. Além das atividades lúdicas dedicadas às crianças, há possibilidade de adquirir livros de autores baianos por valores a partir de R$ 5.

Estudante de Engenharia Química em Salvador, Lucas Calazans aproveitou a visita ao município para conhecer os ônibus da FPC, acompanhado da namorada e de um amigo. “Essa forma de mostrar um pouco da cultura e da história da nossa terra, com certeza, é muito importante para fortalecer a identidade do povo baiano”.  

A FCP é vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O titular da pasta, Jorge Portugal, destaca a importância histórica da data. “Este 25 de Junho é um dia gravado com letras de ouro na alma de cada cachoeirano. Sabendo disto, a Secretaria de Cultura traz diversas atividades”. De acordo com o diretor-geral da FPC, Zulu Araújo, nesta sexta-feira (26), será a vez do município de São Félix receber as iniciativas itinerantes. “Nossa intenção é conscientizar as pessoas sobre a importância da data e estimular o hábito pela leitura”. 
 
Resgate histórico
 
Um desfile cívico na Praça da Aclamação marcou o encerramento das festividades alusivas ao 25 de Junho em Cachoeira. A professora Antônia Santos, da Escola Paroquial Dom Antônio Monteiro, levou seus alunos para prestigiarem as festividades. “É um dia muito importante, em que reverenciamos os heróis de 25 de junho de 1822, quando eles, patriotas, incorreram para a nossa independência”. 

Moradora de Cachoeira, a aluna do mestrado profissional em História da África em Diáspora dos Povos Indígenas da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) Flávia Santana também acompanhou o desfile cívico. “Esta é uma forma de resgate histórico, uma vez que Cachoeira tem representatividade enorme na história da Bahia, e a mudança do Governo do Estado para aqui, neste dia, é muito importante. Acho super interessante. Sempre venho prestigiar e reverenciar este momento”.
 
Fonte: SecomBA
Category: PUBLICIDADE | Views: 341 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa