
Neste domingo por volta das 23:15 foi registrado no céu o eclipse lunar (Super Lua), causando muita curiosidade entre a população que fotografou o evento e fez circular nas redes sociais.

A Lua vai desapareceu do nosso campo de visão, privada dos raios solares, e reapareceu pintada de vermelha - por isso, também é conhecida como "lua sangrenta" ou lua de sangue.

O vermelho se deve a um fenômeno luminoso. É pela refração dos raios solares que atravessam a atmosfera , com exceção dos vermelhos.
A lua brilhou mais forte resultado do fenômeno que acontece quando a aproximação máxima do satélite natural com a terra ocorre durante a fase de lua cheia, o brilho dela pode parecer de 14% a 30% mais brilhante do que o normal.

— É mínima a diferença do tamanho visível no perigeu (que é o que caracteriza a Super Lua). Mas tivemos uma bela lua cheia — disse Paulo Bretones, professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e coordenador da Comissão de Ensino de Divulgação da Sociedade Astronômica Brasileira. |