Sábado, 2024-04-20, 6:15 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Abril » 23 » SISTEMA METROVIÁRIO É TRANSFERIDO PARA O GOVERNO DO ESTADO
12:14 PM
SISTEMA METROVIÁRIO É TRANSFERIDO PARA O GOVERNO DO ESTADO


O contrato do Programa de Viabilização do Metrô foi assinado nesta segunda-feira (22), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelo governador Jaques Wagner e os prefeitos Antonio Carlos Magalhães Neto (Salvador) e Marcio Paiva (Lauro de Freitas). O acordo prevê a conclusão e as regras para a administração da Linha 1 do metrô (Lapa a Pirajá)  e a implantação da Linha 2 do metrô (Paralela a Lauro de Freitas). Também foi assinada a transferência para o Governo da Bahia, da administração da Companhia de Transporte de Salvador (CTS), responsável pelos trens do subúrbio.

De acordo com o contrato, a tarifa de integração entre o metrô e o sistema de ônibus de Salvador será de R$ 1,10. Entre as atribuições do Governo da Bahia estão finalização da Linha 1, a administração da Estação Pirajá, uma das pontas do metrô, e do sistema metroviário, e a implantação da Linha 2. Já a Prefeitura de Salvador ficará responsável pela administração da Estação da Lapa, outro final de linha do metrô, e administração do sistema de ônibus.

Segundo o governador Jaques Wagner, o edital de licitação deve ser publicado em 20 dias. O modelo de gestão adotado é de Parceria Publico Privada (PPP). "Agora teremos uma gestão unificada e mais célere. Só dependíamos desse acordo para colocar o sistema em funcionamento. Essa ferramenta de gestão PPP já se mostrou muito eficaz em outras ações do governo, como Hospital do Subúrbio e Arena Fonte Nova. É um modelo eficiente e que vai nos ajudar a resolver o problema de mobilidade urbana de Salvador e Lauro de Freitas”.

 

Copa 2014 - A previsão é que o primeiro trecho da Linha 1 seja concluída até a Copa de 2014, e a segunda até dezembro do mesmo ano. O governador informou que logo depois da conclusão da Linha 1 do metrô será traçada a Linha 2, que vai ligar a Paralela até Lauro de Freitas.

Para o prefeito de Lauro de Freitas, Marcio Paiva, a ligação do metrô até o município proporcionará mais fluidez ao trânsito de Lauro de Freitas. "A mobilidade dentro do município vai melhorar com a implantação da Linha 2 do metrô, dando mais opção de transporte à população”. O secretário da Casa Civil, Rui Costa, explicou que a empresa vencedora da licitação de construção e gestão do sistema também será responsável pela preparação do projeto, que tem o propósito de ampliar o metrô até Cajazeiras.

 

Linhas ônibus - O prefeito Antonio Carlos Magalhães Neto afirmou que, com a implementação do sistema de metrô, vai ser necessária a retirada de algumas linhas de ônibus, de forma progressiva. "À medida que o metrô funcione até o Retiro, depois até Pirajá e, em seguida, seja construída a Linha 2, de maneira faseada e progressiva, vamos ter a supressão de linhas de ônibus. O que importa é que terá total integração do sistema rodoviário com o metrô. Temos o compromisso de não haver competição entre os sistemas. Vamos pensar na qualidade e no conforto dos usuários”.

Já os trens do subúrbio também passam a ser geridos pelo estado. O projeto autorizando a transferência foi enviado para a Câmara Municipal e Assembleia Legislativa da Bahia. Com isso, todo o transporte público sobre trilhos será administrado pelo Estado. Essa transferência faz parte da integração dos sistemas de transporte público.

Fonte; SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 386 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 12
Convidados: 12
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa