Quinta-feira, 2024-04-25, 4:51 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Outubro » 23 » SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS REÚNE 27 TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE
9:53 AM
SISTEMA ESTADUAL DE BIBLIOTECAS REÚNE 27 TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE

Mais de 50 municípios foram representados no I Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas da Bahia (SEBP), evento promovido pela Fundação Pedro Calmon, unidade da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e encerrado nesta quinta-feira (22), na Biblioteca Pública do Estado, no bairro dos Barris, em Salvador. Participaram profissionais de bibliotecas públicas estaduais, municipais, comunitárias e pontos de leitura, além de secretários de cultura e prefeitos dos 27 territórios de identidade baianos.

No encontro, mesas de debate abordaram temas como políticas de fomento à economia do livro, promoção da leitura e democratização do acesso à informação, o papel das bibliotecas enquanto espaços de cultura nos municípios, com relatos de experiências de unidades municipais e comunitárias. 

Estiveram presentes nos três dias do evento os municípios de Itapicuru, Olindina, Madre de Deus, São Desidério, Mata de São João, Caetité, Crisópolis, Ibipeba, Camaçari, Caraíbas, Itambé, Candeias, Maragogipe, Vera Cruz, Bom Jesus da Lapa, Igaporã, Mansidão, Itaparica, Cruz das Almas, Jaguaripe, Poções, Ibitiara, entre outros. 

O encontro recebeu ainda a coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP)/MinC, Veridiana Negrini. Durante sua palestra, ela apresentou as ações do MinC para o Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e convidou os municípios a participarem de editais, como o de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, que buscam implantação e modernização de bibliotecas públicas.

Para um público de mais de 100 pessoas, o superintendente Territorial da Cultura/Secult, Sandro Magalhães, apresentou as ações desenvolvidas pelo Sistema Estadual de Cultura da Bahia, destacando a importância das bibliotecas públicas como centros culturais dos municípios. “O mais importante é fazer com que as bibliotecas entendam que estão dentro de um contexto muito maior de política de cultura e não isoladas. Elas se encaixam dentro de um objetivo muito maior e, por isso, são também um lugar da agitação cultural no interior e devem fomentar cultura local”.

Experiências 

Segundo a profissional da Biblioteca Municipal Euclides Teixeira Neto, no município de Ipiaú, Rose Telma Francisco dos Santos, as palestras foram “muito proveitosas e vão contribuir para melhorar as ações em sua unidade”. O público também tirou dúvidas sobre os projetos realizados pelo SNBP/MinC e como levar as ações para seus municípios. 

Para o secretário de Educação de Santa Bárbara, Nestor Maia, as informações trazidas por Negrini foram “de extrema importância para dinamizar a leitura no município. Muitas vezes a gente não tem acesso aos dados trazidos pela Veridiana que trouxe algo importante para dinamizar a leitura para além da biblioteca. Como eu posso encaminhar processos, participar de editais, como aprimorar processos de leitura em municípios pequenos, independente de uma vinculação específica com o Ministério de Cultura”.

Durante a atividade, diretores, bibliotecários e gestores das bibliotecas relataram suas experiências e apresentaram as ações e projetos que realizam para atrair leitores e promover o livro em suas cidades. O de Alexsandro Costa Figueiredo, gestor da Biblioteca Pública Municipal Marechal Rondon, no município de Olindina, foi um dos que mais chamou atenção do público pelo número de projetos – mais de 20 -realizados na unidade durante o ano de incentivo ao livro e à leitura.

Guia e campanha

A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Maria Cristina Santos, apresentou o Guia de Bibliotecas Públicas, hospedado no site de Bibliotecas da Bahia, o Anuário Estatístico das Bibliotecas Públicas Estaduais, o site e fanpage do Sistema. “Este encontrou foi extremamente importante na medida em que conseguimos reunir mais de 50 municípios do estado da Bahia para falar de bibliotecas, livro e leitura e assegurar esse diálogo com as bibliotecas comunitárias, além de compartilhar ideias e as boas práticas entre elas. Conseguimos estreitar as relações com esses equipamentos culturais e fazer a promoção do livro e da leitura, assegurando nosso meta de transformar a Bahia em um estado leitor”. 

O público conheceu também a Campanha Leia e Passe Adiante, encabeçada pela Diretoria do Livro e Leitura da Fundação, que busca estimular a leitura enquanto prática social. Encerrando as atividades, o Sistema homenageou a Biblioteca Pública Municipal de Morro do Chapéu, que celebrou 100 anos. As bibliotecas representadas no encontro receberam ainda kits livros da FPC para compor seus acervos nos municípios. Todos os detalhes do encontro estão disponíveis no site do SEBP

Category: NOTÍCIAS | Views: 321 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa