Quinta-feira, 2024-04-25, 7:11 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Março » 9 » SINEBAHIA APOSTA NA CAPACITAÇÃO DE CANDIDATOS A VAGAS DE EMPREGO
3:03 PM
SINEBAHIA APOSTA NA CAPACITAÇÃO DE CANDIDATOS A VAGAS DE EMPREGO
O SineBahia tem dado alternativa de capacitação para candidatos a vagas de empregos, proporcionando, por meio de cursos e palestras, o acesso a conhecimentos básicos como gramática, redação e interpretação de texto. As aulas tiveram início na última quarta-feira (2) e vão até o dia 24 deste mês. Já as palestras de motivação, empregabilidade e imagem pessoal nas redes sociais compõem uma programação que segue até o dia 29.   
 
Desempregada há mais de um ano, Liliana Barbosa, 38 anos, tem trilhado o caminho do aprendizado. Mesmo sem trabalhar, ela não está parada. Fez o curso de redação na semana passada e pretende realizar o de gramática na próxima semana. Atualmente, Liliana reforça o conhecimento com aulas de interpretação de texto, disciplina que já foi obstáculo para ela em processos seletivos. 
 
“Já perdi em seleções por ter um déficit em português. Em algumas situações, deixei de conseguir a vaga por não conseguir interpretar corretamente algumas perguntas. Hoje estou tendo a oportunidade de rever isso. Se o curso fosse pago, não teria como fazer, mas é gratuito. Essa é uma grande oportunidade”, afirmou Liliana.  
 
Reciclagem profissional
 
A capacitação tem sido a palavra de ordem na vida de diversas pessoas que procuram o SineBahia. Desde o lançamento do Programa Gratuito de Cursos e Palestras, que faz parte do Serviço de Psicologia e Qualificação Social e Profissional, cerca de 2,2 mil candidatos voltaram às salas de aula em busca de preparação. 
 
Formada em administração há 12 anos, Luciana Costa está há quase três sem conseguir trabalho. A vontade de voltar a ter um emprego com carteira assinada fez a administradora se inscrever no curso de interpretação de texto. Para ela, essa é uma oportunidade de se reciclar. “Eu já sou formada e já fiz muitos cursos. Mas o mercado está sempre mudando e acho importante ter a chance de me reciclar. Por enquanto que estou sem trabalhar, tenho tempo de me preparar para voltar ao mercado em um bom emprego”, destaca Luciana. 

Redação 
 
De 2007 a 2015, o SineBahia intermediou cerca de 205 mil vagas de empregos em Salvador. Para estas vagas, a instituição encaminhou 625 mil candidatos. Já em relação a todo o território baiano, o total de vagas atingiu a marca de 280 mil para 1,9 milhão de interessados encaminhados. 
 
Segundo Yoná Melo, professora de português que integra a equipe do SineBahia, a redação foi o fator de maior reprovação para os candidatos que disputaram vagas de emprego de nível médio em 2015, o que motivou a elaboração dos cursos de capacitação em 2016. “Nós avaliamos os resultados. A redação representou 45% das reprovações. A gente acredita que seja necessário um trabalho de base para melhorar os níveis dos candidatos, porque tem vagas de emprego, [mas] muitas vezes o que falta é gente qualificada”, explica. 
 
Primeiro emprego 
 
Para quem nunca trabalhou, assistir aulas na sede do órgão pode ser a porta para o primeiro emprego. “Nasci no interior da Bahia, terminei a escola lá, e percebi que precisaria vir para a capital para continuar crescendo. Hoje moro com minha irmã e uma amiga e vi nesta oportunidade de cursos gratuitos a chance de ingressar no mercado. Sendo na sede do SineBahia, acho ainda mais positivo. Já que recebemos orientações baseadas no que o mercado exige atualmente”, afirmou Maria Eliane do Nascimento Leite, 20. 

Repórter: Leonardo Martins 
Category: NOTÍCIAS | Views: 245 | Added by: Michele | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa