Sábado, 2024-04-20, 2:37 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Julho » 23 » SESAB CONFIRMA REGISTRO DE SEIS CASOS DA GRIPE H1N1 EM SALVADOR E UMA EM JACOBINA
0:56 AM
SESAB CONFIRMA REGISTRO DE SEIS CASOS DA GRIPE H1N1 EM SALVADOR E UMA EM JACOBINA

A Secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou
seis casos de pessoas infectadas pelo vírus da Gripe H1N1, a chamada Gripe A, em Salvador. Além desses casos, uma pessoa foi infectada no município de Jacobina, a 330 km da capital e outras quatro pessoas estão sendo monitoradas sob suspeita da doença em Feira de Santana.

A Sesab se mostrou preocupadas com a situação, já que estes dados superaram os registros de 2011, onde nenhum caso da doença foi registrado na Bahia. A última campanha de vacinação realizada pelo governo do estado, contra a "Gripe A", foi feita em 2010, onde foram imunizadas 5.877.371 pessoas no estado.

Somente este ano, seis casos da doença foram registrados em Salvador e um foi registrado em Jacobina. Em Feira de Santana, a 108 km da capital baiana, a Divisão de Vigilância Epidemiológica está acompanhando quatro suspeitas da Gripe A. Segundo a Sesab, amostras do sangue dos pacientes foram enviadas para o Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análises e identificação da possível doença.

Somente neste ano, segundo os dados do Ministério da Saúde, 159 pessoas morreram no País devido à Gripe A. Entre esses 104, ocorreu nos estados da Região Sul. Santa Catarina registrou 55 mortes, o que garante ao estado o título de campeão em óbitos decorrentes da doença.

Os sintomas desta doença incluem a presença de febre repentina e acima de 38°C e tosse, podendo vir acompanhados de diarreia, dificuldade respiratória e dores de cabeça, nas articulações e músculos. O período de incubação pode variar entre 24 horas a duas semanas.

Em entrevista ao Metro1, Núbia Oliveira, da Coordenação de Imunização da Secretária de Saúde do município de Salvador, informou que a capital baiana está abastecida com o medicamento antiviral Oseltamivir (Tamiflu), que é utilizado no tratamento das pessoas que estão doentes. "O ministério reforçou o abastecimento da medicação em todo o país e tanto na Bahia quanto nos outros estados, o remédio é distribuído gratuitamente. Os médicos já estão orientados, a prescrevê-lo para aqueles pacientes que apresentarem os sintomas," apontou.

Para se prevenir

Confira alguns cuidados citados por Núbia durante a entrevista, que devem ser tomados para se prevenir contra a Gripe A:

Sempre que tossir ou espirrar tape o nariz e a boca com lenço de papel;

Lave as mãos frequentemente com água e sabão e se não tiver como lavar as mãos, evite mexer nos olhos, no nariz e na boca;

Ser tiver sintomas de Gripe guarde uma distância de, pelo menos, um metro, quando falar com outras pessoas.
Category: NOTÍCIAS | Views: 664 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa