Sábado, 2024-04-20, 2:59 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Março » 7 » SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPIM GROSSO PROMOVE PALESTRA EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER
4:58 PM
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAPIM GROSSO PROMOVE PALESTRA EM HOMENAGEM AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Na manhã desta quarta-feira, dia 06 de março, a secretaria de saúde realizou uma palestra na Câmara de Vereadores, com o tema "Açucenas e Amélias, o cuidado com as mulheres”, falando sobre os seguintes temas: sobre a violência contra a mulher, prevenção de DSTs e depressão.


Estavam presentes no evento a Secretária de Saúde, Dayana Caribé, a coordenadora de Atenção Básica, Clécia Vilas Boas, a Auxiliar do Bem Estar Social, Maria José Magalhães, a Psicóloga Sylvia Lemos e o Presidente da Câmara de Vereadores, o Sr. Manoel Fernandes e o vereador Samoel Ferreira dos Santos.

A Secretária de Saúde, Dayana Caribé, falou sobre a importância desse encontro para a população e lembrou que hoje temos uma mulher comandando o Brasil. "Hoje em dia, as mulheres tem cargos cada vez mais importantes. Nós conquistamos nosso lugar, não só no mercado de trabalho, mas como também em nossa casa e perante a sociedade”. Encerrou parabenizando as convidadas pelo o Dia Internacional da Mulher.


A advogada Dra. Rosana Rios, a primeira palestrante tratou sobre a violência contra a mulher. Ela falou sobre o grande número de casos que atingem nossa região, além de abordar os maus tratos sofridos pelas mulheres, como agressão física, verbal, patrimonial, emocional e psicológica. Também falou sobre a Lei Maria da Penha nº 11.340, que entrou em vigor desde setembro de 2006 e que foi criada justamente para proteger a mulher: "Você que sofre de qualquer tipo de violência em casa, não se cale, recorra à autoridade policial. Nós, mulheres, temos muitos direitos”, finalizou a advogada.


A Enfermeira de Vigilância Epidemiologica, Jocélia Machado da Silva, falou sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, que são as que mais atingem as mulheres nos dias atuais. Ela explicou como elas são transmitidas, quais os sinais e sintomas e o tratamento e também mostrou fotos para ilustrar sua palestra. "A cada ano surgem milhões de casos novos, por isso é importante fazer exames ginecológicos regularmente”, sugeriu Jocélia.


Para tratar sobre a depressão a convidada foi a Psicóloga Sylvia Lemos, que dialogou sobre o conceito de saúde e o serviço que ela realiza no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), que hoje realiza atividades voltadas para as mulheres, conta ainda com atendimento individual e visitas domiciliares. Na oportunidade, algumas pacientes que são atendidas no CAPS também falaram sobre suas evoluções mediante ao tratamento realizado no centro.


Para finalizar foi apresentado um vídeo produzido por Sylvia Lemos, com o depoimento de várias mulheres da cidade de Capim Grosso e após foi distribuído um kit com um esmalte, lixa e um hidratante capilar para cada convidada e também foi servido um coffe-break.     


 Fonte: ASCOM - PMCG 

Category: NOTÍCIAS | Views: 602 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa