Quinta-feira, 2024-04-25, 1:01 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Novembro » 27 » SEÇÃO DE ARTES DA PMBA AMPLIA OFERTA DE CURSOS NO PELOURINHO
10:18 AM
SEÇÃO DE ARTES DA PMBA AMPLIA OFERTA DE CURSOS NO PELOURINHO

VEJA MAIS FOTOS

Oficinas de capoeira, teatro, iniciação musical e percussão são algumas das atividades que vão ser oferecidas, gratuitamente, na sede da Seção de Artes do Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar da Bahia (PMBA). O espaço foi inaugurado na noite desta quinta-feira (26), na Rua João de Deus, n° 34, em frente ao Centro Cultural Solar Ferrão, no Pelourinho. 

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, esteve presente na inauguração do espaço. Moradores e turistas também compareceram ao evento que foi iniciado com um bate-papo sobre capoeira.

“Esta é mais uma ação do [programa estadual] Pacto pela Vida. É a presença da polícia nas comunidades. Escolhemos o Pelourinho por ser um marco histórico de beleza e cultura. Tudo começou aqui. Nosso objetivo maior é a inclusão de jovens e adultos. Queremos mostrar que estamos prontos pra servir [à população] de uma forma diferente, com os nossos policiais dando parte do seu tempo para trabalhar [junto] à comunidade”, afirmou o coronel.

Parceria

O imóvel utilizado pela Polícia Militar resultou de parceria com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Segundo o chefe da Seção de Artes, capitão PM Elton Santana, a intenção é, cada vez mais, utilizar diferentes linguagens artísticas, como a dança, a música e o teatro, para socializar, ressocializar e sensibilizar a população. 

Ele disse que “o objetivo desta sede [da Seção de Artes] é ser a casa do grupo de teatro e do coral da Polícia Militar da Bahia, de todos os músicos e policiais que utilizam arte e a capoeira para sensibilizar a nossa comunidade a se aproximar da Polícia Militar e formarmos a corrente do bem”.

O capitão informou ainda que, na área musical, por exemplo, vão ser realizadas oficinas de saxofone, clarinete, flauta doce, flauta transversal, iniciação à música e percussão. “Teremos ainda [oficina de] dança afro e teatro. Tudo isso de forma gratuita. Quem tiver interesse, é só entrar em contato com a gente, na sede da Seção de Artes, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h”. Os próprios policiais militares vão ministrar as oficinas.

Capoeira

A apresentação de capoeiristas também fez parte do evento de inauguração. O estudante Zeus Galvão, 24 anos, não resistiu ao toque do berimbau, do pandeiro e do atabaque e participou da roda de capoeira. Para ele, um espaço que proporciona acesso à arte, à cultura e ao esporte é motivo para a juventude comemorar. “[Esta] é uma boa iniciativa, [que] pode tirar o foco das pessoas [e] dos adolescentes das drogas, do assalto, desse tipo de coisa”.

“Acho muito importante tirar as pessoas da rua e oferecer mais oportunidades a elas”, disse a vendedora Aparecida Bonetti, 42. Ao passar no local ela ficou surpresa quando soube que na Seção de Artes, instalada no casarão antigo, serão oferecidas gratuitamente diversas atividades. 

Repórter: Jhonatã Gabriel

Category: NOTÍCIAS | Views: 223 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 32
Convidados: 32
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa