Sexta-feira, 2024-04-26, 5:59 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Abril » 18 » SECA NA BA INTENSIFICOU TROVÕES OUVIDOS DURANTE A MADRUGADA
12:29 PM
SECA NA BA INTENSIFICOU TROVÕES OUVIDOS DURANTE A MADRUGADA


Os fortes trovões ouvidos na madrugada desta quinta-feira (18), em Salvador, foram intensificados pelo período de seca registrado na Bahia.  A informação é da meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria Silva, que afirma que no início do período chuvoso, que acontece entre os meses de abril, maio e junho, sempre há trovoadas.

"São normais os trovões no início do período chuvoso. Mas os trovões foram intensificados pela temperatura elevada. Quando você tem um período sem chuva você tem menos nuvens, e as temperaturas se elevam. Quando choveu ontem a  grande diferença de temperatura se intensificou, o que provocou alta intensidade de carga elétrica na atmosfera, o que gera os trovões”, explicou a meteorologista.

Cláudia Valéria conta que choveu 55 milímetros nesta quinta-feira, o que não está muito distante da média climatológica do mês de abril, que é de mais de 300 mm. "Foi uma chuva moderada porque ocorreu em duas horas”, diz. A previsão é que Salvador continue com chuvas isoladas até domingo (21).

Desabamento
Durante a chuva algumas ruas ficaram completamente alagadas. Duas casas desabaram. Em um dos imóveis, localizado no bairro do IAPI, na capital baiana, os escombros caíram em cima de um botijão de gás e os moradores ficaram assustados. De acordo com a Defesa Civil, ninguém ficou ferido. Em outro bairro de Salvador, uma casa desabou completamente. Ninguém habitava o local e não há registro de feridos. Na avenida Antonio Carlos Magalhães (ACM), também na capital, a água tomou conta das duas pistas e os motoristas tiveram que abandonar os carros. 

De acordo com a Defesa Civil, até as 07h49, 16 solicitações de emergência foram registradas. Um alagamento de área, um alagamento de imóvel, três ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de deslizamento de terra, três árvores caídas, dois desabamentos de imóvel, três desabamentos de muro e dois deslizamentos de terra. Não há registro de feridos. O órgão informa que permanece com o plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

No interior


No interior da Bahia a chuva também provocou estragos. Em Jaguaquara, a 336 km de Salvador, casas foram destruídas e mais de 180 famílias estão em situação de risco. Desde o domingo (14), dez casas desabaram e outras 50 estão em risco de desabar. Na tarde de terça-feira (16), uma hora foi o suficiente para alagar a via principal da cidade.

A prefeitura informou que medidas estão sendo planejadas para dar suporte à população. A prefeitura informou também que está analisando a possibilidade de deslocar as famílias desabrigadas para uma escola pública. Apesar das chuvas, Jaguaquara é uma das 96 cidades que enfrenta o racionamento de água no estado por conta da baixa nos reservatorios que atendem à região sudoeste do estado. 

Transportes
O mau tempo não alterou o cumprimento de partidas do sistema ferry boat na manhã desta quinta-feira.  De acordo com a Internacional Marítima, os ferries Anna Nery, Rio Paraguaçu, Maria Bethânia e Agenor Gordilho atendem a população. Os usuários embarcam sem restrições ou espera.

Até por volta das 10h desta quinta-feira também não foram registrados transtornos no Aeroporto Internacional de Salvador-Dep. Luís Eduardo Magalhães. A Transalvador informou que não há retenção no trânsito em razão do mau tempo.

fonte: G1.com/Ba

Category: NOTÍCIAS | Views: 810 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 10
Convidados: 10
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa