Sexta-feira, 2024-03-29, 8:36 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Novembro » 18 » SAÚDE SEM FRONTEIRAS LEVA SERVIÇOS À POPULAÇÃO DE JUAZEIRO
4:02 PM
SAÚDE SEM FRONTEIRAS LEVA SERVIÇOS À POPULAÇÃO DE JUAZEIRO

Facilitar o acesso da população, em especial, a mais carente, a serviços de saúde considerados essenciais é o objetivo do programa estadual Saúde Sem Fronteiras, desenvolvido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que desde terça-feira (17) começou as atividades no pátio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, na região norte do estado. No caminhão equipado com aparelhos de última geração, além de profilaxia, obturação e extração, sete dentistas do Odontomóvel são responsáveis por realizar pequenas cirurgias, entre outros procedimentos gratuitos.

Nesta quarta-feira (18), foi a vez de iniciarem as consultas oftalmológicas para a realização de cirurgias de catarata em homens e mulheres acima de 60 anos. A partir desta quinta (19), a população feminina de 50 a 69 anos, residente em Juazeiro e outros nove municípios da região, também terá acesso exames de mamografia. Para quem tiver em condições de doar sangue, o Hemóvel também participa da ação, por meio da coleta de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea.

“Quando se reúne num só lugar todos estes atendimentos, com certeza, facilita. A gente tem a chance de conseguir num mesmo dia, e com certa rapidez, o que no município seria mais difícil”. A afirmação é da dona de casa Raimunda Santana, que esteve no pátio da Univasf em busca de atendimento nas áreas de oftalmologia e odontologia.

Sorridente, o eletrotécnico Carlos Martins elogiou o atendimento prestado pelos profissionais do Odontomóvel. “Fiz uma restauração e limpeza. O serviço é maravilhoso. A população em geral necessita de mais saúde. Aqui também tem outros atendimentos importantes pra população. E tem mais - aqui atende rico, pobre, preto, branco, todo mundo. Graças a Deus, ainda tem governos que pensam na área da saúde”.

Cronograma de atendimento

O Odontomóvel realiza os atendimentos até sábado (21). As mamografias serão disponibilizadas entre 19 e 24 deste mês. Quanto aos atendimentos oftalmológicos, as consultas acontecem desta quinta a domingo (18 a 22), as cirurgias, de quinta a próxima terça-feira (24), e as avaliações pós-operatórias, de 20 a 25. 

A expectativa da Sesab é que sejam realizados 960 procedimentos odontológicos, 1,4 mil mamografias, cinco mil consultas oftalmológicas e 1,5 mil cirurgias de catarata. Além de Juazeiro, são aguardados pacientes de Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaça, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, além de alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) desses municípios. 

De acordo com a coordenadora de monitoramento dos projetos estratégicos da Sesab, Bárbara Lorena Plácida, para receber o atendimento é necessário que os interessados procurem as secretarias municipais de Saúde e compareçam à Univasf, portando um documento pessoal e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nossas demandas são referenciadas. Não trabalhamos com demanda espontânea. É importante frisar que as secretarias municipais estão oferecendo o transporte. Portanto, o paciente é diretamente encaminhado por estas secretarias ao atendimento em Juazeiro”.

Repórter: Jhonatã Gabriel

Category: NOTÍCIAS | Views: 223 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa