Sexta-feira, 2024-04-19, 8:00 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Dezembro » 10 » SAPEAÇU RECEBE AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO RURAL E TEM ACESSO À ÁGUA UNIVERSALIZADO
3:05 PM
SAPEAÇU RECEBE AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO RURAL E TEM ACESSO À ÁGUA UNIVERSALIZADO

VEJA MAIS FOTOS

O município de Sapeaçu, no recôncavo baiano, está recebendo, nesta quinta-feira (10), um conjunto de ações nas áreas de infraestrutura hídrica, incentivo à produção rural, geração de emprego e renda e regularização fundiária. No início da manhã, o governador Rui Costa inaugurou uma fábrica de biscoitos do Grupo de Mulheres Produtivas Flor do Sertão, no distrito de Canabrava. 

Já na sede municipal, o governador anunciou a universalização do acesso à água no município, entregou máquinas e equipamentos agrícolas para o Consórcio Desenvolvimento Sustentável Território do Recôncavo, um sistema de abastecimento de água para atender os povoados Brito, Quiamba e Macaúbas e 201 títulos de terra para moradores de nove municípios da região, além de assinar ordem de serviço para implantação de um sistema de abastecimento de água para os povoados de Baixinha, Ponto Certo, Pacheco, Bebe Água e Pau Preto. Na oportunidade, Rui também visitou o Colégio Estadual Dr. Eliel da Silva Martins.

Fábrica de biscoitos

A agroindústria para o beneficiamento da mandioca agregará valor ao produto, melhorando a vida do grupo de mulheres. Durante a inauguração, o governador ressaltou a importância da unidade, que representa um investimento de R$ 160 mil, para o desenvolvimento da região. “Estamos fomentando a agricultura familiar nos municípios do recôncavo. Esta é a nossa aposta: gerar emprego nos municípios, tanto na sede, como na zona rural. Para isso estamos trabalhando muito”, disse. 

A coordenadora da fábrica, Solange Aparecida, 46 anos, explica que o grupo mulheres conseguiu os recursos para montar a unidade por meio de um edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). “Antes, nós éramos dez mulheres que fazíamos bolachinhas manualmente, em condições precárias. Mas tínhamos o sonho de construir essa minifábrica e ter os equipamentos para poder trabalhar melhor. Agora podemos produzir bolos de aipim, puba, diversos tipos de biscoito e outros produtos”, conta.

Ela afirma ainda que a maioria das mulheres que trabalham na fábrica é beneficiária do bolsa-família e tira sua renda da atividade rural. “Mas a gente passa por uma época do ano em que a roça não produz. Agora, com todo esse equipamento, vamos mudar a vida de muita gente aqui da comunidade. Quando falamos de dez mulheres, estamos falando de dez famílias. Com esse projeto nós esperamos, em até um ano, mudar a vida de quantas famílias for possível. Quando começarmos a vender nossos produtos, com certeza vamos ampliar essa mini-fábrica e a renda vai dobrar, triplicar, vai ser uma maravilha”, destaca.

Severino Santana, 38 anos, há seis mantém uma pequena mercearia na região. Ele também aposta no novo empreendimento para melhorar o seu negócio, ainda que de forma indireta. “Gerando emprego e renda para o povo aqui de Canabrava vai melhorar para nós comerciantes, pois eles vão ter um dinheirinho para comprar as coisas aqui também”, diz.

Água e títulos de terra

Ainda na ocasião, Rui explicou que a retroescavadeira hidráulica, o trator e o caminhão são os primeiros equipamentos de muitos que serão entregues aos consórcios. “Antigamente era cada um por si. Estamos trabalhando agora para conseguir a compreensão dos prefeitos que, se eles se unirem em consórcios, vai sair mais barato para cada município e nós vamos conseguir fazer mais para a população. Se cada prefeitura fosse comprar um conjunto desses de máquinas, seria uma fortuna. Mas este conjunto pode e vai servir a vários municípios, fazendo estradas, aguadas e reservas de água para a população, melhorando a infraestrutura da zona rural”, afirmou. 

Rui também falou dos sistemas de esgotamento que estão sendo concluídos nos municípios do recôncavo. “Em breve teremos 100% dos municípios da região atendidos com rede de esgoto”. Segundo o secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, com o sistema entregue e a ordem de serviço que foi assinada, os investimentos em abastecimento de água na região ultrapassam os R$ 20 milhões. “A etapa de Muritiba já está concluída e a de Cruz das Almas está sendo concluída agora em dezembro”, garantiu.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Gerônimo Rodrigues, o Governo do Estado está realizando um conjunto de políticas públicas que se complementam. “São agendas territoriais que estamos fazendo. O governador entregou uma patrulha mecânica para obras em estradas e aguadas, por exemplo, uma agroindústria para beneficiamento da mandioca, títulos de terra e obras na área de abastecimento. São obras que casam bem, de forma organizada e estrutural”, explica.


Repórter: Raul Rodrigues

Category: NOTÍCIAS | Views: 373 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 7
Convidados: 7
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa