Quinta-feira, 2024-04-18, 11:14 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Setembro » 4 » SALVADOR: POLÍCIA OCUPA BAIRRO DA PAZ PARA IMPLANTAÇÃO DE BASE COMUNITÁRIA
12:34 PM
SALVADOR: POLÍCIA OCUPA BAIRRO DA PAZ PARA IMPLANTAÇÃO DE BASE COMUNITÁRIA

Cerca de 300 policiais civis e militares ocupam o Bairro da Paz e adjacências, na capital baiana, desde a madrugada desta terça-feira (4), de acordo com informações do coronel Zeliomar Almeida, responsável pela Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP-BA). A ação antecipa a implantação da 7ª Base Comunitária de Segurança do estado, que está prevista para ser inaugurada no Bairro da Paz no dia 13 de setembro.

De acordo com a Polícia Militar, o objetivo da ação é intensificar o policiamento na área, cumprir mandados de prisão, apreender armas, drogas e veículos irregulares. "É uma ação inicial, uma primeira fase de intervenção, na qual ocupamos a área para realizar estabilização e execução de mandados. Hoje devemos cumprir oito mandados de prisão", estima o coronel Zeliomar.

Sete pontos de bloqueio e abordagem e três barreiras de trânsito foram instaladas nas principais ruas de acesso ao Bairro da Paz para que sejam realizadas revistas a pessoas e veículos, informou a PM. Ao todo, são utilizadas 48 guarnições motorizadas, entre carros e motos.

Segundo a PM, a operação foi dividida nas fases de inteligência, que ocorreu há 90 dias com a identificação de criminosos; de ocupação, que inclui o cumprimento dos mandados judiciais e ação ostensiva; e de intensificação, com o aumento do efetivo no local.

Outras cinco bases já foram instaladas em Salvador, uma no Calabar, uma em Fazenda Coutos e três no complexo do Nordeste de Amaralina, além da base de Itinga, inaugurada no dia 15 de agosto, no município de Lauro de Freitas.

A SSP-BA já havia anunciado em maio deste ano a implantação de uma base comunitária de segurança no Bairro da Paz. De acordo com a PM, a escolha do bairro foi feita considerando o índice de violência registrado na localidade, além da facilidade em organizar a montagem das bases, como a identificação e locação de imóveis adequados.

Bases móveis
Na manhã desta terça-feira, 10 bases móveis de segurança serão implantadas em Salvador. A cerimônia de entrega acontece a partir das 10h30, no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, Centro Histórico, e reunirá representantes do Governo da Bahia e da SSP. As bases móveis atuarão no Centro Histórico e nos chamados corredores turísticos, funcionando em vans, que servirão como apoio operacional, com equipe de no mínimo 40 policiais, uma viatura e quatro motocicletas.

Primeiras unidades
As bases são inspiradas nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), na capital do Rio de Janeiro. A primeira da capital baiana foi implantada no bairro do Calabar no mês de abril de 2011. A do bairro Fazenda Coutos foi a primeira a contar com um sistema de mapeamento digital. As localizadas no Nordeste de Amaralina abrangem as localidades de Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho. A implantação de outras 10 bases de segurança na Bahia estão previstas para 2012 e inclui municípios como Camaçari, Feira de Santana, Porto Seguro, Itabuna, Vitória da Conquista e Barreiras.

Category: NOTÍCIAS | Views: 531 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa