Terça-feira, 2024-04-23, 3:07 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2018 » Fevereiro » 15 » SALVADOR: NO PRÓXIMO SÁBADO (17), SERÁ INAUGURADO A AVENIDA MÁRIO SÉRGIO QUE IRÁ MELHORAR A MOBILIDADE URBANA NO ENTORNO DO BARRADÃO
2:52 PM
SALVADOR: NO PRÓXIMO SÁBADO (17), SERÁ INAUGURADO A AVENIDA MÁRIO SÉRGIO QUE IRÁ MELHORAR A MOBILIDADE URBANA NO ENTORNO DO BARRADÃO


Além de toda comunidade esportiva que frequenta o Barradão, formada por clubes de futebol, torcida e a imprensa especializada, moradores de bairros populares localizados na região do miolo da capital como, por exemplo, Nova Brasília, Trobogy, Canabrava e Pau da Lima, também aguardam com expectativa a entrega, no próximo  sábado (17), de mais uma obra de mobilidade urbana: a  Avenida Mário Sérgio, realizada pelo Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER.

 

Com quase quatro quilômetros de extensão, a Avenida Mário Sérgio liga a Avenida Luis Viana Filho (Paralela), ao lado da via de acesso ao Trobogy e a 300 metros da estação Flamboyant da linha 2 do metrô, à Rua Artêmio Castro Valente, nas imediações do Estádio Manoel Barradas (Barradão). O investimento total é da ordem de R$ 40 milhões, com recursos financiados pelo  Governo do Estado junto ao BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Social e ao Ministério do Turismo, e ainda recursos próprios destinados às desapropriações e às melhorias na infraestrutura do entorno. 

 

Os ganhos trazidos pela nova avenida, que facilitará o deslocamento da população em geral, se estendem para a prestação de serviços públicos nas áreas de saúde e segurança, melhorando a qualidade de vida de milhares de famílias. Antes convivendo com os alagamentos provocados pelas cheias do rio Mocambo, agora comunidades como Recanto Verde poderão ser atendidas mais rapidamente por ambulâncias, caminhões que fazem a coleta de lixo   viaturas policiais, além das redes de infraestrutura urbana, como telefonia e internet.

 

 

A Avenida Mário Sérgio será inaugurada pelo governador Rui Costa, com a presença de secretários estaduais, entre eles, Jusmari Oliveira, da pasta do Desenvolvimento Urbano, e outras autoridades, na manhã do próximo sábado (17/02). Uma programação especial com prestação de serviços voltados à saúde, à cidadania e ao lazer das famílias, está marcada para se estender até o período da tarde.

 

A expectativa é por um movimento intenso de carros já no dia seguinte (domingo), quando acontecerá o primeiro clássico BA x VI do ano pelo Campeonato Baiano, no Barradão, com a presença de torcedores dos dois clubes. A nova ligação viária conta com pista dupla, sendo duas faixas em cada sentido, ciclofaixa e passeio em ambos os lados, iluminação publica, sinalização viária horizontal e vertical. Novas linhas de ônibus integradas ao metrô também já devem começar a circular pelo local.

Outras obras de urbanização que incluem escadarias, travessias sobre o rio, contenção de encostas, drenagem, equipamentos esportivos, praças, parques infantis e paisagismo, também foram executadas pela CONDER, responsável por outras obras de mobilidade na capital, como a Via Expressa Baía de Todos os  Santos, as das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, Complexo Viário do Imbuí e Marginais da Avenida Paralela, Ligação Paralela Stiep (Estrada do Curralinho),  entre outras.

 

Desenvolvimento Econômico

A proximidade da inauguração gera uma expectativa pela atração de novos investimentos da inicitaiva privada, especialmente com a implantação de empreendimentos imobiliários, que trazem a necessidade de expansão da rede de serviços, além de desenvolver o comércio. A título de curiosidade, segundo dados da Junta Comercial da Bahia, divulgados pelo jornal Correio, na edição do último dia 01 de fevereiro, ao longo dos 15 km da Avenida Paralela, apontada como principal vetor de desenvolvimento da cidade, existem, atualmente, mil empresas ativas, com expectativa de construção de 5 mil imóveis só este ano.  

 

"Os benefícios da Avenida Mário Sérgio ultrapassam a questão do acesso ao estádio. Ela faz parte do conjunto de obras estruturantes do Governo do Estado que reconfiguram o sistema viário da região, conhecida como miolo, promovendo a integração entre os modais de transporte”, ressalta o presidente da CONDER, José Lúcio Machado, citando ainda as Linhas Azul e Vermelha. Estas intervenções, em fase avançada de execução, contemplam a ligação das Avenidas Gal Costa e Pinto de Aguiar e a construção da Avenida 29 de Março, que ligará a Avenida Paralela à BR-324.

Já o diretor de Obras Estruturantes da CONDER, Sérgio Silva, detalha a funcionalidade deste sistema. "A Avenida Mário Sérgio se conecta com a Avenida Gal Costa, em Pau da Lima, e também será articulada com a 29 de Março, pela Via Regional, no bairro de Sete de Abril, criando alternativas para a circulação em uma região densamente ocupada, além de desafogar vias importantes como a Estrada Velha do Aeroporto e a Avenida São Rafael”.

 

Feira Cidadã vai promover atendimento de saúde e atividades infantis na inauguração da nova via Mário Sérgio

 

A inauguração da nova Via Mário Sérgio Pontes de Paiva, neste sábado (17), será marcada pela realização da Feira Cidadã, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Das 8h às 14h, a feira vai oferecer atrações e serviços diversos à população gratuitamente. O público terá à sua disposição exames preventivos de câncer, atendimento odontológico e testes de visão. O SAC Móvel também estará presente realizando a emissão de documentos como carteira de identidade (RG) e CPF.

 

A Feira Cidadã vai contar ainda com várias atividades de recreação voltadas para o público infantil e manifestações artísticas. O encerramento será com uma apresentação do cantor Magary Lord.

 

Através de uma parceria das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) com Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o evento também contará com os serviços da carreta do Hospital da Mulher e das unidades móveis de odontologia e oftalmologia. A carreta é equipada com dois consultórios ginecológicos e um mamógrafo, onde serão atendidas mulheres de 25 a 64 anos para a realização de exame preventivo. Mulheres de 40 a 69 poderão realizar mamografia. Os pacientes deverão se dirigir ao local munidos dos documentos de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência.

 

Para odontologia, vão funcionar dois consultórios, com previsão de realizar 200 procedimentos. Já a unidade móvel de Oftalmologia vai oferecer 500 consultas. Se houver necessidade de procedimentos, como cirurgia de catarata, por exemplo, eles serão agendados para uma outra data.

 

Sobre Mário Sérgio

 

Um dos maiores ídolos da história do Esporte Clube Vitória, Mário Sérgio, e considerado um dos grandes jogadores do futebol brasileiro, vai batizar a nova via que será inaugurada no sábado (dia 17), ligando a Avenida Luiz Vianna Filho (Paralela) ao estádio Manuel Barradas (Barradão). O ex-jogador que marcou época atuando no rubro-negro formando um trio de ataque ao lado de Osni e André Catimba, foi morto em 2016, na tragédia no avião da Chapecoense, que vitimou 71 pessoas.  Mario Sérgio integrava a equipe de uma emissora de televisão que transmitiria a final da Copa Sulamericana.

 

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, Mario Sérgio iniciou sua carreira no Flamengo e depois defendeu, além do Vitória, o Fluminense, Botafogo, Internacional, São Paulo, Grêmio, pelo qual foi campeão do mundo), e Palmeiras. Chegou em 1981 à seleção brasileira, onde ficou até 1985. Mais tarde, passou a atuar como treinador, com passagens importantes em clubes, como Corinthians e São Paulo, por exemplo.

 

Mário Sérgio tornou-se ídolo do Vitória na década de 70. Ele jogou pela equipe por quatro anos, formando um trio de ataque histórico, com Osni e André Catimba, sendo premiado com a Bola de Prata nos campeonatos brasileiros de 1973 e 1974. É considerado um dos maiores jogadores da história do clube. Conquistou o Baianão de 72 e, para muitos torcedores daquela época, meio-campista é considerado o melhor jogador da história do rubro-negro.


Fonte: Secom/Ba.

Category: EVENTOS | Views: 638 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa