Quinta-feira, 2024-04-18, 8:58 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Maio » 23 » SALVADOR: IRMÃ DULCE É BEATIFICADA NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES
9:47 PM
SALVADOR: IRMÃ DULCE É BEATIFICADA NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES


Irmã Dulce foi beatificada às 18h05 deste domingo (22), em cerimônia realizada no Parque de Exposições. Agora, ela passa a ser conhecida como Bem Aventurada Dulce dos Pobres. A missa terminou às 19h36.

O delegado papal na cerimônia, Dom Geraldo Majella, leu a Carta Apostólica que tornou Irmã Dulce beata em latim e em português. "Concedemos que a venerável serva de Deus Maria Rita de Sousa Brito Lopes, a qual profundamente confiante na divina providência dedicou-se a cuidar dos doentes, seja chamada de hoje em diante com o nome de Bem Aventurada Dulce dos Pobres, com sua festa fixada no dia 13 de agosto, podendo ser celebrada a cada ano", diz o decreto do papa Bento XVI.

A proclamação aconteceu depois de uma leitura biográfica sobre Irmã Dulce. A imagem oficial da beata foi apresentada em seguida, ao mesmo tempo em que foi executado o hino em homenagem à Bem Aventurada Dulce dos Pobres. "Acolheu crianças, jovens, idosos e doentes, entregues à divina caridade da bondade. Salve, salve, Irmã Dulce do amor!", diz a canção. 

A sobrinha de Irmã Dulce, Maria Rita Lopes Pontes, a mais antiga voluntária das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Iraci Lordelo, e a madre geral das irmãs franciscanas subiram ao altar depois com as relíquias - fragmentos ósseos do corpo da beata. Além disso, houve queima de fogos e oferta de flores.


A presidente Dilma Rousseff acompanhou a missa ao lado do governador Jaques Wagner. Também estiveram na cerimônia a primeira-dama do estado Fátima Mendonça, o prefeito João Henrique, o ex e governador de São Paulo José Serra e o atual, Geraldo Alckmin, o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo, o presidente do Senado José Sarney, dentre outros.

A beatificação é a última etapa antes da canonização - para a qual será necessária a comprovação de mais um milagre.  A transmissão da missa pode ser acompanhada pela internet, no site de Irmã Dulce  e no da Arquidiocese de Salvador. Os canais TVE e Canção Nova também exibiram a beatificação.

Peça e expectativa
Milhares de fiéis compareceram à cerimônia de beatificação de Irmã Dulce no Parque de Exposições neste domingo. O padre Antonio Maria se apresentou e a peça teatral "Nasce uma Flor" mostrou a trajetória de Irmã Dulce. Os portões foram abertos ao meio dia.

A peça foi apresentada por 500 crianças de um centro educacional ligado às Obras Sociais de Irmã Dulce. Da missa participaram cerca de 500 religiosos entre padres, bispos, arcebispos, diáconos e seminaristas.

Segurança
A Polícia Militar da Bahia atuou com 700 policiais e bombeiros na parte interna e no entorno do parque. O policiamento foi reforçado com efetivo das Rondas Especiais (Rondesp), da Ronda Tático Motorizada (Rotamo), do Grupo de Ações Rápidas e Repressivas do Águia (Garra) e do Esquadrão de Motociclistas Águia
.

Jorgequixabeira

Fonte: Correios

Category: NOTÍCIAS | Views: 511 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa