Sexta-feira, 2024-04-19, 1:26 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Março » 26 » SALVADOR : INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR SÃO TEMAS DE DISCUSSÃO
11:55 AM
SALVADOR : INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA AGRICULTURA FAMILIAR SÃO TEMAS DE DISCUSSÃO

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) coordenou nesta quarta-feira (25), em Salvador, a Oficina do Plano Nacional de Inovação e Sustentabilidade na Agricultura Familiar (Pnisaf), que teve a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e de uma equipe de técnicos do órgão. O evento acontece até esta quinta (26), no Hotel Golden Park, no bairro da Pituba, em Salvador.

A iniciativa objetiva fomentar a integração institucional, entre atores do poder público e da sociedade civil, e a criação de redes de inovação e formação para a agricultura familiar. Também busca identificar as especificidades, contribuições, acúmulos de cada instituição vinculada à extensão, ensino e pesquisa orientada para a agricultura familiar. Outro propósito é construir agenda conjunta de trabalho para a disponibilização de conhecimentos e tecnologias de processos e produção apropriados para a agricultura familiar.

Na ocasião, Jerônimo Rodrigues enfatizou a expectativa Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com a continuidade da oficina de forma que seja um espaço permanente de inovação “para uma agricultura familiar melhor e com gente no campo feliz, fazendo o que gosta”. Segundo ele, apesar de o tema da inovação e sustentabilidade ser um desafio, é preciso “avançar, qualificar e ampliar as políticas públicas e dialogar com instituições de assistência técnica, pesquisa e inovação tecnológica”.

O secretário apresentou a SDR e sua estrutura, que inclui a Superintendência da Agricultura Familiar (Suaf), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). Ele ressaltou a importância da criação da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), da Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag) e da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater).

Rodrigues destacou ainda a importância da implantação do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) e do Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf). Representou o MDA o delegado do ministério na Bahia, Wellinton Hassewaga. Participaram também do evento a representante dos povos e comunidades tradicionais, Ana Placídino, a coordenadora da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL), Soraya Carral, da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), Secretaria de Educação e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Reunião discute assistência técnica rural na Bahia

Articulação da Assistência Técnica Rural (Ater) com outras políticas públicas, o balanço dos investimentos realizados em sistemas produtivos, atrelados às Chamadas Públicas SAF (Superintendência de Agricultura Familiar/Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA) e a formação de equipes técnicas. Os assuntos foram discutidos nesta quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Participaram do encontro representantes do MDA/SAF, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, o coordenador geral de Fomento ATer da SAF/MDA, Everton Paiva Ferreira. O evento abordou também a viabilidade de futuros acordos SDR/SAF, a celebração de novo acordo de cooperação técnica sobre Sistema Informatizado de Ater (Siater) e o uso do sistema eletrônico CADCidadão: registro de dados ‘Diagnóstico UPF’.

Estiveram presentes também o delegado do MDA, Welliton Hassewaga, o diretor executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, o chefe de gabinete da SDR, Ivan Leite, os superintendentes da Superintendência Bahiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Elionaldo Teles, o superintendente da Agricultura Familiar, Marcelo Matos, e técnicos do MDA.

 

Fonte: SecomBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 214 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 21
Convidados: 21
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa