Sexta-feira, 2024-03-29, 12:21 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2014 » Março » 2 » SALVADOR: DUAS PESSOAS SÃO IDENTIFICADAS COM HIV EM TESTE REALIZADO NO CIRCUITO
0:50 AM
SALVADOR: DUAS PESSOAS SÃO IDENTIFICADAS COM HIV EM TESTE REALIZADO NO CIRCUITO


Em oito horas de funcionamento, dados parciais indicam a realização de 50 testes, sendo dois positivos para HIV, um para sífilis e um para hepatite C. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, juntamente com os titulares da pasta no estado, Washington Couto, e do município, José Antônio Rodrigues Alves, participaram neste sábado (01) do lançamento oficial do projeto Fique Sabendo, no Centro de Saúde da Rua Carlos Gomes.

A estratégia visa incentivar, durante o Carnaval, a detecção precoce das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) através da realização de testes rápidos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público interessado até terça-feira (04), sempre das 9h às 21h, em três postos: além do CAE Centro, no 3º Centro de Saúde na Liberdade e no Instituto Baiano de Reabilitação (IBR), em Ondina.
 
A iniciativa faz parte das ações prioritárias de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos os homens e mulheres, sobretudo os adolescentes, durante a folia momesca. Durante a abertura, Arthur Chioro destacou a importância da participação das três esferas de governo na luta contra às DSTs e Aids. "É fundamental a união de esforços da União, estado e município tanto no sentido de alertar o folião sobre o uso da camisinha, quanto na oferta do teste sorológico através do Fique Sabendo", explicou o ministro, destacando que o procedimento é seguro e sigiloso, sendo realizado com apenas uma gota de sangue. Os resultados ficam prontos em 20 minutos.
 
No primeiro dia da oferta do serviço, até às 17h, somente no CAE Centro foram realizados 50 testes, sendo detectados dois diagnósticos positivos para HIV, um para sífilis e outro para hepatite C. "As unidades do Fique Sabendo contam com uma equipe multidisciplinar composta por infectologistas, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Os usuários com sorologia positiva serão acolhidos e encaminhados para uma das unidades de referência da rede municipal onde receberão todo o suporte necessário para o tratamento, inclusive com a dispensação dos medicamentos retrovirais totalmente gratuitos", disse o gestor.
 
Enfrentamento - Salvador é a 12ª cidade com maior incidência de Aids entre as capitais brasileiras. Para o enfrentamento da doença, a Secretaria Municipal da Saúde oferece testes rápido para detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C durante o ano inteiro, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Marymar Novais, no Dendezeiros; do Serviço Municipal de Assistência Especializada (SEMAE), na Liberdade; e em cerca de 50 unidades básicas de saúde. Até dezembro, a expectativa na SMS é que 100% das unidades estejam ofertando esse serviço.
 
O diagnóstico precoce da Aids e demais DSTs é fundamental para o controle da epidemia, porque contribui para interrupção da cadeia de transmissão, uma vez que a pessoa descobre sua condição sorológica e dá início ao tratamento oferecido também pela rede pública.

Fonte:AGECOM
Category: NOTÍCIAS | Views: 502 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa