Quinta-feira, 2024-04-25, 5:07 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Julho » 23 » RUI SOLICITA MAIS RECURSOS PARA BANDA LARGA NA EDUCAÇÃO E SAÚDE
12:02 PM
RUI SOLICITA MAIS RECURSOS PARA BANDA LARGA NA EDUCAÇÃO E SAÚDE

Impulsionar a rede de banda larga na Bahia, sobretudo nas áreas da Educação e da Saúde no interior do estado, onde a internet em alta velocidade é precária, e apresentar o projeto de expansão do Parque Tecnológico. Esses foram os dois principais assuntos tratados pelo governador Rui Costa, na tarde desta quarta-feira (22), em Brasília, com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo. 

O governador apresentou também ao ministro os projetos necessários para a Bahia na área de ciência e tecnologia que precisam do apoio do governo federal. Rui destacou a necessidade de ampliar a rede de banda larga no estado para atender às universidades federais e estaduais, aos Institutos Federais de Educação, à rede estadual de educação e ainda viabilizar a implantação da telemedicina na Bahia. 

“Nós estamos montando centrais de diagnóstico por imagem, e precisamos urgentemente implantar e consolidar uma rede de alta velocidade que possa transmitir imagens e dados, seja para o ensino acadêmico, seja para viabilizar o atendimento à saúde das pessoas”, explicou Rui. 

Durante a reunião, o governador disse que a faixa litorânea do estado é relativamente bem servida de internet, onde o desenvolvimento ocorreu com maior força. “Na medida em que se caminha para o interior, para o miolo do estado e para o oeste, temos enormes vazios nesta área. Chegamos com universidades, com institutos federais de educação, chegamos com hospitais, chegamos até com empresas que estão hoje produzindo em larga escala, mas falta chegar banda larga acessível, seja para essas empresas, seja para educação, seja para a saúde”. 

Parque tecnológico 

A expansão e consolidação do segmento tecnológico no estado foi outra questão discutida pelo governador baiano, em Brasília, no Ministério da Ciência e Tecnologia. Além de expandir o Parque Tecnológico da Bahia, Rui defende a retomada do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (Ceped), localizado em Camaçari, na RMS, que aos 45 anos de fundação vem atuando no desenvolvimento de tecnologias nas áreas de petroquímica, minero-metalurgia, energia, ambiente e em serviços tecnológicos. 

“O Polo Petroquímico e o Centro Industrial de Aratu (CIA), no passado, alavancaram esse centro de pesquisa, e nós entendemos que é chegado o momento de retomar, dar vitalidade a esse centro de pesquisa”, afirmou Rui Costa. Ele disse ainda que planeja implantar um novo parque tecnológico na região de Ilhéus e Itabuna, no sul do estado, voltado para o desenvolvimento sustentável na área da agricultura, geração de energia e ramo industrial. 


Saúde e encostas

Com uma agenda repleta de compromissos durante todo o dia, o governador também se reuniu pela manhã com os ministros da Saúde, Arthur Chioro, para discutir o combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti e das Cidades, Gilberto Kassab, para tratar da liberação de mais recursos para obras de contenção de encostas na capital baiana.

Fonte:SECOMBA

Category: NOTÍCIAS | Views: 255 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 20
Convidados: 20
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa