Quinta-feira, 2024-04-18, 2:36 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Maio » 17 » QUIXABEIRA, VÁRZEA DO POÇO, JACOBINA E MIGUEL CALMON ESTÃO ENTRE AS CIDADE QUE TERÃO RACIONAMENTO DE ÁGUA, CAPIM GROSSO PODERÁ ENTRAR
11:31 PM
QUIXABEIRA, VÁRZEA DO POÇO, JACOBINA E MIGUEL CALMON ESTÃO ENTRE AS CIDADE QUE TERÃO RACIONAMENTO DE ÁGUA, CAPIM GROSSO PODERÁ ENTRAR

Município de Capim Grosso pode entrar em racionamento em Junho caso não chova neste mês de Maio

Devido ao período de seca em algumas regiões da Bahia e a consequente diminuição do nível dos mananciais (barragens, açudes, rios e poços) utilizados para abastecimento, a Embasa vem adotando, em alguns municípios, a medida preventiva de distribuir água em regime de racionamento.

"A distribuição de água tratada nesse regime é a única forma de garantir a continuidade do serviço até que volte chover na região”, explica o presidente da empresa, Abelardo de Oliveira Filho. 57 cidades já enfrentam racionamento de água e a previsão é que em julho mais 22 passaram pelo mesmo processo, caso não chova em maio.


Na prática, significa que, com menos água para distribuir, os imóveis atendidos pela Embasa terão água nas torneiras em menos dias da semana. Como medida para ter acesso a água nos períodos de desabastecimento, a população deve reservar o recurso, instalando uma caixa d'água de acordo com as necessidades diárias da sua família, como determina a Resolução n° 001 da Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento da Bahia (Coresab).


Além disso, deve fazer o consumo racional da água distribuída, evitando desperdício e usos menos importantes como irrigação de jardins, lavagem de carros, calçadas, áreas externas, entre outros espaços.


"A Embasa não tem poder de polícia para punir aqueles que, porventura, promovam desperdício ou não façam uso racional da água, mas está fazendo sua parte alertando a população para a gravidade da falta de disponibilidade hídrica e corrigindo com rapidez eventuais vazamentos na rede distribuidora”, ressalta Abelardo.


Nos municípios em que há o racionamento, a empresa está desenvolvendo campanhas nos meios de comunicação para alertar a população e distribuindo o calendário dos dias em que distribuirá água.


Municípios com racionamento de água


América Dourada
, Andorinha, Aracatu, Barra do Mendes, Barro Alto, Belo Campo Caetanos, Caetité, Canarana, Candiba, Caraíbas, Central, Guajeru Guanambi Ibicoara, Ibipeba, Ibipitanga, Ibititá, Irajubá, Iramaia, Irecê, Itaquara Itiruçu Itiúba, Jacobina, Jaguaquara, Jaguari, João Dourado, Jussara, Lagoa Real, Lajedo do Tabocal, Lapão, Licínio de Almeida, Maetinga, Mairi, Malhada de Pedras Maracás Miguel Calmon, Mirante, Mundo Novo, Palmas de Monte Alto, Pilões Pindaí, Piripa, Piritiba, Planaltino, Presidente Dutra, Quixabeira, Rio do Antônio Rio do Pires, São Gabriel, Saúde, Tanhaçú, Tremendal, Uibaí, Várzea do Poço Vitória da Conquista.

Os municípios que podem entrar em racionamento em junho caso não chova em maio
são:

Antônio Gonçalves,
Bonito, Brotas de Macaúbas, Campo Formoso, Candeal Capela do Alto Alegre, Capim Grosso, Gavião, Ichu, Lençóis, Nova Fátima Palmeiras, Pé de Serra, Pintadas, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Valente e Várzea da Roça.
 

Fonte: ASCOM/Embasa
Category: NOTÍCIAS | Views: 483 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa