Quinta-feira, 2024-04-25, 9:49 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2019 » Janeiro » 17 » QUIXABEIRA: ADOLESCENTE DE 17 ANOS É PICADA POR ESCORPIÃO EM SUA RESIDÊNCIA NO BAIRRO LARANJEIRAS
9:30 AM
QUIXABEIRA: ADOLESCENTE DE 17 ANOS É PICADA POR ESCORPIÃO EM SUA RESIDÊNCIA NO BAIRRO LARANJEIRAS

A adolescente M.O.S de 17 anos foi picada por um escorpião na manhã desta quarta-feira dia 16 de Janeiro de 2019 na rua  Gildasio  Oliveira  dos Santos, que fica no bairro  Laranjeiras em Quixabeira-Ba.
O caso aconteceu por volta das 9hs30mi desta quarta quando a adolescente estava em sua residência, que segundo a vítima quando colocou a mão para  puxar um puff o animal a picou .

A jovem foi imediatamente  encaminhada para o centro de saúde Municipal  de Quixabeira, onde recebeu o  atendemento e liberada posterior.
Ela foi medicada e já está bem.

Em contato com nosso redação, moradores do referido bairro e a própria vítima relataram presença constante desses perigosos insetos.

A vítima confirmou que o escorpião era de cor amarela, e  é um dos insetos mais venenosos das espécies.

PICADA DO ESCORPIÃO AMARELO É PERIGSA?

Todo escorpião tem veneno neurotóxico, ou seja, o veneno tem ação sobre o sistema nervoso da vítima.
Uma picada de escorpião costuma ser muito dolorosa, a dor é intensa no local da picada e se espalha por todo o corpo o que faz com que a vítima fique em estado de hiperestesia. O corpo todo fica muito sensível ao toque.
O veneno tem ação neurotrópica da peçonha sobre o bulbo – medula oblonga – que é uma região de grande importância do encéfalo. Essa região é responsável por controlar os movimentos da respiração e cardíacos bem como os movimentos peristálticos. A ação se dá especificamente sobre a região do bulbo que controla a respiração de maneira que a pessoa não consegue mais respirar.
O escorpião amarelo tem como nome científico Tityus serrulatus. Trata-se da espécie de escorpião que mais causa acidentes graves em especial com crianças. É essencial ter cuidado com esse tipo de escorpião, pois ele pode levar ao óbito.
Trata-se de um escorpião com pernas e causa num tom de amarelo claro, o seu tronco é de um tom de amarelo escuro. O nome da espécie foi dado devido ao fato de que esse escorpião possui serrilha no terceiro e quatro anéis da sua causa.
Em média esse escorpião tem 7 cm de comprimento. O escorpião amarelo é o responsável pelo maior número de casos de acidentes com esse tipo de animal nos últimos 25 anos em nosso país.

PREVENÇÃO

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, os lugares mais propícios de surgimento de escorpião são: perto das casas, em terrenos baldios, velhas construções, entulhos, pilhas de madeira e lenha, tijolos, mato e lixo, além de saídas de esgoto e ralos. Dentro das casas, são frequentemente encontrados nos sapatos e pilhas de roupa.
Para prevenir o aparecimento do escorpião se possível crie galinhas, patos e gansos;

Não mate as lagartixas, sapos, corujas. Esses animais comem escorpiões;

Elimine baratas e grilos. Esses animais, assim como outros insetos, servem como alimentos para os escorpiões;

Não acumule lixo e entulho, eles atraem baratas e outros insetos. Coloque o lixo em sacos plásticos;

Agite roupas, sapatos e toalhas antes de usá-los. Não pendure roupas em paredes;

Elimine as frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas. Proteja as soleiras das portas com borrachas ou sacos de areia. Vistoriar materiais de construção armazenados, guarda-roupas e armários;

Use telas ou mantenha fechados os ralos de pias e banheiros. Mantenha limpas e vedadas as caixas de gordura e esgoto.



L.S NOTÍCIAS
Category: NOTÍCIAS | Views: 270 | Added by: antonio | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa