Sábado, 2024-04-20, 10:18 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Novembro » 12 » QUALIFICA BAHIA PROMOVE CAPACITAÇÃO EM FOTOGRAFIA NO CANDEAL
9:09 AM
QUALIFICA BAHIA PROMOVE CAPACITAÇÃO EM FOTOGRAFIA NO CANDEAL

Com uma simples câmera fotográfica é possível registrar os melhores momentos da vida. Mas, na sede do projeto Pracatum, no bairro do Candeal, em Salvador, o equipamento tem representado alternativa profissional para quem deseja entrar no mercado de trabalho. Quarenta pessoas de diferentes idades, moradoras de diversos bairros da capital baiana, participam do curso profissionalizante de fotografia, oferecido pelo programa Qualifica Bahia, executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A capacitação gratuita é dividida em módulos social e específico, totalizando mais de 200 horas-aula. 

O conteúdo passado em sala de aula consiste na história e fundamentos da fotografia, formatos de equipamentos, diferenciação e a construção de uma boa fotografia, além de temas ligados ao mercado de trabalho, a exemplo da elaboração de orçamento para serviços e orientações de direito de uso de imagem. Os ensinamentos são passados em aulas teóricas e práticas e cliques realizados em ambientes diversos, acordados em grupo. 

Os registros das aulas de campo são levados ao laboratório de fotografia da instituição, onde todo o fluxo digital, incluindo tratamento de imagens e construção de álbuns, é desenvolvido em dupla. Segundo o professor Paulo Lima, a fotografia, em alguns casos, representa uma alternativa para melhorar a renda mensal. “Alguns alunos já trabalham em empresas e fotografam em outros momentos para melhorar a condição financeira. Existe essa possibilidade de agregar a fotografia como uma nova profissão”. 

Lançado oficialmente em 2009, o Programa Qualifica Bahia já proporcionou mudanças na vida de muitas pessoas no decorrer dos anos. Linea Vasconcelos, 22 anos, quer ser a próxima a abraçar uma oportunidade por meio da iniciativa. Antes, fotógrafa apenas nas reuniões de família, a jovem busca na fotografia a chance de trabalhar com o que gosta e ser remunerada por isso. “Sou apaixonada por fotografia, sempre fui. Mas tenho consciência que minhas fotos eram amadoras. Estou aprendendo muito no curso e espero ter uma chance de trabalhar como fotógrafa profissional”. 

Já a colega de Linea, Cristiane Pacheco, 40, utiliza o curso para atualizar os conhecimentos. Ela fotografa os shows do esposo, Wellington Pacheco, um cantor sertanejo que se apresenta na Bahia. “Trabalho assessorando o meu esposo há dez anos. Uma das minhas diversas funções é fazer a cobertura fotográfica e postar as imagens nas redes sociais. Há pouco tempo senti a necessidade de melhorar a qualidade do meu trabalho para assumir trabalho com outras empresas”. 

Na Pracatum, a capacitação profissional oferecida em parceria com o Qualifica Bahia é realizada simultaneamente ao desenvolvimento pessoal de cada aluno. O programa oferece auxílio-transporte (quando a pessoa reside a mais de dois quilômetros de distância do local do curso), lanche, camisa e material didático aos beneficiados. 

Mais cursos

Ao todo, o Qualifica Bahia já oferece, este ano, cursos em 200 municípios baianos, espalhados pelos 27 Territórios de Identidade da Bahia. Serão qualificados 6.560 trabalhadores de 328 turmas. “São cursos para cadeias produtivas diversas, como alimentos, arte, cultura e muitas outras. Para a oferta do curso é levada em conta a principal característica socioeconômica de cada lugar. O Qualifica Bahia dá oportunidade de capacitação a quem deseja entrar ou se destacar no mercado de trabalho”, afirma a coordenadora de Qualificação Profissional da Setre, Kadine Bárbara. Pelo programa, mais de 100 cursos são oferecidos todo ano. Entre eles, os de Auxiliar Administrativo, Eletricista de Instalações Prediais, Garçom, Operador de Telemarketing com Inglês, Técnicos de Vendas, Soldador e Mecânico de Manutenção de Automóveis. 

Repórter: Leonardo Martins

Category: NOTÍCIAS | Views: 279 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 7
Convidados: 7
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa