Terça-feira, 2024-04-23, 1:39 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Outubro » 7 » PROJETOS EM BASES COMUNITÁRIAS TRANSFORMAM A VIDA DE CRIANÇAS
9:11 AM
PROJETOS EM BASES COMUNITÁRIAS TRANSFORMAM A VIDA DE CRIANÇAS
 
Segundo esporte mais praticado no mundo, atrás somente do futebol, o xadrez tem transformado a vida de cerca de 90 crianças do município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por meio do Projeto Xadrez Para Vencer, desenvolvido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro de Itinga, alunos de três escolas públicas, com idade entre 9 e 17 anos, superam diariamente suas limitações. 

Aos 12 anos, o estudante Gabriel Pereira venceu seu primeiro torneio da modalidade, algo que nem ele mesmo achava que era possível. Agora o jovem tem consciência de que pode ir ainda mais longe. “Não tinha ideia de que seria capaz de vencer, mas consegui. Hoje sei que posso conquistar tudo que quiser na vida. O que preciso é de dedicação para chegar lá”, afirma Gabriel. 

O talento no xadrez somado ao suporte dado pelos policiais militares proporcionaram crescimento pessoal a Gabriel. A mãe do garoto, Givaneide Pereira, já identificou a evolução no comportamento do filho. “Ele sempre foi muito quieto. Depois do xadrez, ele passou a se comunicar melhor com os colegas, começou a ser mais participativo nas atividades. Em relação às notas, o Gabriel nunca me deu trabalho, mas o rendimento ainda assim está aumentando”. 

Prevenção 
 
O trabalho realizado pela Polícia Militar, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem o objetivo de prevenir e minimizar o uso de drogas no espaço escolar. O xadrez tem atraído a atenção dos jovens para o caminho do bem e também tem sido uma ferramenta para que as crianças superem seus medos. 

“Sempre ouvia dizer que polícia matava. Isso me fazia ter medo até de meu pai, que é policial militar. Só depois que alguns colegas me convenceram a participar do Xadrez Para Vencer que pude perceber que o policial está sempre pronto para ajudar. Hoje tenho total confiança na polícia. Tiro dúvidas e peço ajuda quando necessário”, conta o estudante Adailton Batista, de 12 anos.  

Porta para o futuro 
 
A postura de respeito e atenção adotada pelo soldado João Felipe Machado, coordenador do projeto, despertou a admiração de diversas crianças, entre elas o estudante Eduardo Silva. O garoto de 12 anos tem o sonho de ser policial militar para reproduzir o que tem aprendido com o mentor. “Acho bonito ver o respeito que ele tem com as pessoas e o respeito que as pessoas têm com ele. Vejo vídeos na internet dos militares marchando e acho muito bacana. Vou fazer de tudo para seguir carreira”, enfatiza Eduardo. 
 
De iniciativas como esta podem surgir médicos, advogados e até escritores. A porta para o futuro está sempre aberta. É pelo universo do xadrez, um jogo que estimula o raciocínio, que os jovens veem a representação dos desafios da vida. “Muitas lições que eles precisam utilizar no cotidiano aprendem com o xadrez. Se eles têm algum problema, param, pensam e raciocinam como devem agir para resolver, sem prejudicar ninguém. O xadrez estimula o autoconhecimento, o raciocínio lógico e a concentração. E nós precisamos de tudo isso para conviver bem com as pessoas”, afirma o soldado João Felipe Machado.   
 
Judô Vida
 
Outro projeto que tem o objetivo de garantir oportunidade a crianças é desenvolvido na Base Comunitária de Segurança do Calabar, em Salvador. O Judô Vida beneficia 85 jovens com idade a partir de 5 anos. Vinte e nove judocas da BSC participaram recentemente da 4ª Copa Pombalense de Judô, em Ribeira do Pombal, e todos conquistaram medalhas. 
 
Na competição, eles colocaram em prática tudo o que foi aprendido durante os treinos, realizados sempre às terças e quintas-feiras. “Foi um momento muito importante para mim. Tive que me superar para ganhar. Dei tudo de mim e mostrei o meu potencial. Através do judô, tenho me desenvolvido bastante e espero continuar crescendo”, afirma Michele Morais, uma das vencedoras. 
 
 
Category: NOTÍCIAS | Views: 276 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa