Quinta-feira, 2024-04-25, 6:38 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Março » 16 » PROJETO ÁGUAS DO SERTÃO BAIANO É APRESENTADO NO SEMIÁRIDO DO ESTADO!
12:22 PM
PROJETO ÁGUAS DO SERTÃO BAIANO É APRESENTADO NO SEMIÁRIDO DO ESTADO!


O projeto Canal Águas do Sertão Baiano, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foi apresentado pelo presidente da Codevasf, Elmo Vaz, a deputados, prefeitos e vereadores de várias cidades do semiárido baiano, nesta sexta-feira (15), em Senhor do Bonfim, município situado no centro norte do estado, a cerca de 385 quilômetros de Salvador. Também estavam presentes representantes de entidades e associações locais e delegados dos municípios que fazem parte dos Territórios do Jacuípe, Piemonte da Diamantina e Piemonte Norte do Itapecuru.

Ainda em fase de formatação, o objetivo do Canal Águas do Sertão Baiano é levar água do rio São Francisco às bacias hidrográficas dos rios Itapecuru e Jacuípe para consumo da população de uma das regiões que mais sofrem com as estiagens na Bahia. O desenho inicial da Codevasf prevê a tomada d’água do reservatório de Sobradinho para ser conduzida, num percurso de aproximadamente 350 km, até a barragem de São José do Jacuípe. A obra também beneficiará a população das bacias hidrográficas dos rios Salitre, Tatauí, Tourão/Poções e Vaza-Barris.

Segundo Elmo Vaz, o governo federal – por meio do Ministério da Integração Nacional e da Codevasf – estima investir até R$ 6 bilhões na obra, que já está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na palestra, ele destacou sua preocupação com o destino do rio São Francisco, e afirmou que esse projeto vai ter um tratamento especial. "Não podemos acabar com a nossa riqueza maior, que é o Velho Chico", disse.

Esta foi mais uma da série de apresentações que a Codevasf está realizando para a sociedade sobre o Canal Águas do Sertão Baiano: o projeto já foi apresentado ao Ministério Público Estadual da Bahia, ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a representante do governo baiano.

Elmo Vaz solicitou o apoio dos deputados estaduais e prefeitos para a concretização desse projeto. "Hoje a Codevasf é uma instituição do nordeste, e cabe aos senhores apoiarem esta companhia que muitas obras tem feito pelo nosso povo", lembrou.

Os estudos de viabilidade do projeto do Canal Águas do Sertão Baiano contam com R$ 12 milhões já assegurados no âmbito do PAC. A expectativa é de que o edital para contratação desses serviços seja publicado no Diário Oficial da União no início do próximo mês. O início da obra está previsto para 2014.

Fonte: Morro Noticias

Category: NOTÍCIAS | Views: 745 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 6
Convidados: 6
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa