Sexta-feira, 2024-04-26, 2:30 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Outubro » 2 » PROGRAMA SAÚDE SEM FRONTEIRAS É LANÇADO EM PORTO SEGURO
3:29 PM
PROGRAMA SAÚDE SEM FRONTEIRAS É LANÇADO EM PORTO SEGURO
 
Planejado para levar serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia, odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel) a diversos pontos da Bahia, o Programa Saúde Sem Fronteiras foi lançado nesta sexta-feira (2), em Porto Seguro, no sul do estado. Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades.
 
Criado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o programa levará, cada vez mais, serviços considerados de difícil acesso para a população. O lançamento foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, em conjunto com o início da Campanha Outubro Rosa, movimento internacional para conscientizar e estimular o diagnóstico e prevenção do câncer de mama. 
 
Saúde Sem Fronteiras 
 
Na oportunidade, estão sendo disponibilizadas mamografias por meio do Saúde Sem Fronteiras. Em Porto Seguro, o rastreamento do câncer de mama atende mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária considerada de risco para a doença, até o dia 20. Nesta etapa, a Sesab está preparada para fazer 2.100 mamografias, somente em Porto Seguro. Atualmente, além de Porto Seguro, a ação está em Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe e Muritiba. 
 
A dona de casa Benilta Freitas, 51 anos, foi uma das mulheres atendidas nesta sexta (1º), em Porto Seguro. Ela conta que tem histórico do câncer de mama na família e esse é um dos motivos que a fizeram buscar o atendimento do rastreamento câncer de mama do Saúde Sem Fronteiras. "É importante para mim. Estou cuidando da minha saúde. O quanto antes descobrir qualquer problema é melhor". 
 
De acordo com Fábio Vilas-Boas, o Governo do Estado tem a preocupação de descentralizar e regionalizar a assistência na Bahia. “Chega de enviar pacientes de ambulância para Salvador. Nós vamos estruturar a assistência em Porto Seguro, qualificar e ampliar o serviço no Hospital Luis Eduardo Magalhães, e nas regiões sul e Extremo Sul, envolvendo Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunápolis, de modo que nós possamos oferecer à população toda a assistência que ela necessita”, disse.  
 
Na oportunidade,  o secretário falou sobre as ações do Saúde sem Fronteiras. “Nessa campanha, vamos rodar todo o estado da Bahia com caminhões, fazendo rastreamento de câncer de mama, cirurgias de catarata, diagnóstico de problemas oculares, e fornecimento de óculos, em caso de necessidade, atendimento odontológico, onde nós faremos tratamentos de cáries e de canal, além de fornecer próteses dentárias. Nesse programa, também, temos o Hemóvel, que vai coletar doações de sangue e de medula óssea”.  
 
Também foi realizada no município a 'Caminhada pela vida, na luta contra o câncer de mama', dentro da terceira edição do 'Porto Seguro Rosa: uma atitude de peito', projeto implantado em 2013 pela prefeitura municipal.
 
Cine Rosa
 
A iniciativa do Outubro Rosa é mais uma ação do Governo do Estado na ampliação das políticas públicas de saúde para as mulheres. “Esse ano, desejamos alcançar a meta de 20 mil mamografias gratuitas em todo o Estado, somente no mês de Outubro, sendo mais de 4 mil exames em Porto Seguro”. afirmou a secretária de Política para as Mulheres, Olívia Santana.
 
Ainda como parte das ações do Outubro Rosa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vai promover um cinema itinerante, a céu aberto, em cinco cidades baianas, batizado de Cine Rosa. A iniciativa exibe o filme ‘A culpa é das estrelas’, sempre às 18h. O objetivo da ação é, de forma lúdica, envolver toda a família sobre a necessidade de realização de exames para o diagnóstico precoce da doença, que, quando tratada em sua fase inicial, em geral tem cura.
 
O filme será exibido nas cidades de Maragogipe, no dia 6, em local ainda a confirmar; em Porto Seguro, no dia 9, na Avenida Passarela do Descobrimento, no centro, próximo à Secretaria de Turismo e à Biblioteca Municipal; Mucugê, no dia 17, em local ainda a confirmar; no dia 19, em Cachoeira, na Praça Doutor Milton, próximo ao Bradesco; e, por fim, no dia 24 em Salvador, no bairro de Cajazeiras X, no Campo da Pronaica.
 
Rastreamento do câncer de mama
 
De 2011 a 2014, o programa rastreamento do câncer de mama percorreu 280 municípios, realizando mais de 220 mil exames de mamografia. Este ano, o programa já beneficiou a população feminina das regiões de Paulo Afonso e Barreiras.  Nesta semana, os veículos encontram-se distribuídos nos municípios de Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe e Muritiba. 
 
O atendimento é feito por meio de seis unidades móveis. O diferencial do atendimento é o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. 
 
Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
Category: NOTÍCIAS | Views: 213 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa