Terça-feira, 2024-04-23, 4:00 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Julho » 8 » PROGRAMA MAIS FUTURO INICIA NOVA TURMA‏
3:56 PM
PROGRAMA MAIS FUTURO INICIA NOVA TURMA‏


O Mais Futuro, programa da Secretaria Estadual da Administração (Saeb) e Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) que insere jovens baianos no mercado de trabalho, iniciou uma nova turma de aprendizes por meio de convênio com o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e o Instituto de Co-Responsabilidade para Educação e Saúde (Incores). 

Os 28 jovens que vão atuar na função de assistente administrativo aprendiz participaram na manhã desta segunda-feira (8) de uma aula inaugural realizada na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Desde 2008, quando foi criado, o programa já beneficiou cerca de três mil jovens entre 14 e 24 anos.

Os aprendizes selecionados para trabalhar no Ibametro não escondiam a ansiedade pela primeira oportunidade no mercado de trabalho formal. Aos 18 anos, Naiara Lima se anima em obter a tão esperada experiência profissional. "Quando eu procurava emprego, cobravam experiência, e eu não tinha”.

Além de proporcionar o primeiro contato com o mercado de trabalho, o programa oferece 400 horas de treinamento teórico. A capacitação inclui conteúdos como português, matemática, qualidade no atendimento, administração pública e empreendedorismo. O conhecimento é colocado em prática nas unidades de atuação sob a coordenação e o monitoramento de servidores e profissionais. 

"É uma oportunidade de fazer um curso e saber como funciona na prática”, afirma Marcelo da Purificação, também selecionado para a nova turma do Mais Futuro.

Escolhidos por meio de seleção pública, os aprendizes são oriundos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade social. Com duração de dois anos, o contrato de aprendizagem garante o salário de R$ 634,21, além de vale-transporte, auxílio-lanche e plano de saúde.

Ao final do programa, os jovens são encaminhados para vagas de emprego por meio do cadastro no banco de dados do Sistema de Intermediação para o Trabalho (SineBahia).

Desempenho garante emprego

De acordo com a coordenadora do Mais Futuro, Rita Rios, muitos aprendizes são contratados por órgãos públicos e empresas privadas antes mesmo da conclusão do programa. "Quando eles pedem desligamento geralmente é porque o próprio órgão os absorve através de outra relação de trabalho ou se empregam”.

Foi o que aconteceu com Milena Santos. O desempenho como aprendiz na Secretaria Estadual de Comunicação Social (Secom) lhe garantiu uma vaga de emprego ainda durante o programa. "O Mais Futuro me deu todo o suporte para aprender várias funções”.

Presente em diversos órgãos e secretarias, o Mais Futuro mantém jovens trabalhando no Tribunal de Justiça da Bahia, Hospital Geral Roberto Santos, Rede SAC e Detran, além das secretarias estaduais de Cultura, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Agricultura e Saúde. A meta do programa é inserir, até 2014, cinco mil jovens no mercado de trabalho.

Fonte:SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 408 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 9
Convidados: 9
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa