Quarta-feira, 2024-04-24, 6:16 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Abril » 26 » PROGRAMA DE MILHO PARA FORRAGEM VAI ATENDER PEQUENO CRIADOR E GERAR RENDA
5:31 PM
PROGRAMA DE MILHO PARA FORRAGEM VAI ATENDER PEQUENO CRIADOR E GERAR RENDA


A Bahia inicia nos próximos dias o plantio de 100 hectares de milho precoce da variedade BRS Gorutuba, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), destinado à produção de forragem para alimentação animal. Foi o que anunciou esta semana o secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, que visitou a plantação de milho para forragem que faz parte do projeto-piloto de Pernambuco, no Distrito de Irrigação de Bebedouro, em Petrolina. Na visita, estavam também o secretário da Agricultura de Pernambuco, Ranilson Ramos, secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, superintendente de Agricultura Familiar da Seagri, Wilson Dias, e o diretor da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Marcelo Mattos,

De acordo com Salles, serão inicialmente 30 hectares irrigados no município de Sátiro Dias, 30 em Iaçu e 40 em Juazeiro/Curaçá. Ele informou que terá ainda uma reunião com o coordenador do Comitê de Convivência com o Semiárido do Estado e secretário da Casa Civil, Rui Costa, para ajustar a área total que será plantada, mas a idéia inicial é que sejam plantados aproximadamente mil hectares ao longo dos próximos meses em diversos perímetros irrigados das regiões do semi-árido baiano. Parcerias também serão celebradas com as prefeituras vizinhas a esses perímetros onde será produzido o milho, visando minimizar o custo do frete do volumoso (forragens de milho ou outras, silagem, ou feno) e fazê-lo chegar rápido aos criadores cadastrados nos escritórios da EBDA.

O secretário explicou que esta ação é complementar à venda do milho em grão subsidiado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que já possui 22 polos de venda em municípios do semiárido baiano. Desses, 13 estão com estoque disponível e os outros nove com venda a partir do mês de maio. A previsão de chegada nestes armazéns de 80 mil toneladas é para estes dois meses.

Um dos assuntos tratados em Petrolina, durante o debate sobre a reestruturação produtiva do semiárido, foi a comercialização do volumoso, que poderá ser incluído no Programa de Compra com Doação Simultânea da Conab. Ou seja, a Conab poderá comprar o volumoso e de imediato doar aos pequenos criadores. A compra direta e doação simultânea de feno a pequenos criadores também poderá ser uma alternativa neste momento – está sendo feito o estudo financeiro pela Seagri/EBDA.

 Fonte: SECOM

Category: NOTÍCIAS | Views: 378 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 7
Convidados: 7
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa