Quinta-feira, 2024-04-25, 7:38 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Setembro » 3 » PROFISSIONAIS DESISTEM DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS EM SALVADOR E CONQUISTA
4:17 PM
PROFISSIONAIS DESISTEM DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS EM SALVADOR E CONQUISTA


Durante a palestra que aconteceu na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta segunda-feira (02), profissionais que se inscreveram no Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram apresentados a estrutura de saúde do município e conheceram os bairros onde irão trabalhar: Subúrbio Ferroviário, São Caetano, Valéria e Cajazeiras.

O que a Secretaria de Saúde do Estado não esperava, era a desaprovação e desistência de alguns médicos. Das 58 vagas abertas pelo município para o programa, 39 já foram preenchidas. Nove foram por profissionais estrangeiros, cinco já se apresentaram na semana passada e os outros quatro alegaram ter tido problemas no repasse das passagens aéreas, por parte do Ministerio da Saúde. As outras 30 vagas são de brasileiros, no entanto, apenas 16 se apresentaram na tarde de ontem (02) para a acolhida.

A médica, Clarice Oliveira, compareceu a palestra, mas acabou desistindo de participar do programa. "A imagem que se tem hoje, que o governo está pregando, é que falta apenas médicos, e não é isso que está faltando." Outros médicos não quiseram falar sobre o assunto com a equipe de Reportagem da TV Aratu, porque se preocupam com uma possível desaprovação por parte da categoria, que é contra uns aspectos do programa.

Os médicos brasileiros ausentes, ainda tem até sexta-feira (06) para se apresentarem. Segundo o Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Rodrigues, mesmo com algumas desistências, o municipio deve abrir vagas para o Mais Médicos. "A ideia nossa é mantermos a inscrição do edital até concluirmos a última vaga necessária para ocupar os postos de saúde"

Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, três dos cinco profissionais disponibilizados pelo Ministério da Saúde, chegaram no município e se apresentaram para assumir o cargo. Dois selecionados desisitiram do trabalho.

O prefeito da cidade, Guilherme Menezes, reconhece a carência de médicos e a dificuldade que o município tem de ofertar essa mão de obra". Nós temos uma carência de nove médicos para completar as 38 equipes de Saúde da Família que temos. Nossa meta é de 50 equipes".

O médico e ex-Deputado Federal, Roland Lavigne, vai atuar na rede de atenção básica do município e destaca alguns pontos positivos no seu ponto de vista. "Acho Vitória da Conquista um lugar excelente para morar, tem uma medicina de boa qualidade, crescente, com recursos tecnológicos importantes e a minha vontade é crescer como médico, atendendo pessoas mais carentes".

Os brasileiros vão começar a trabalhar, provavelmente, nesta quarta-feira (04), após resolver os últimos trâmites burocráticos. A previsão é que 144 médicos assumam postos em toda a Bahia e 1.096 no país.

Fonte: Aratu Online

Category: NOTÍCIAS | Views: 293 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 4
Convidados: 4
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa