Quinta-feira, 2024-04-18, 10:28 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Setembro » 11 » PRODUTORES RURAIS DE RIACHÃO DO JACUÍPE RECEBEM TÍTULOS DE TERRA
4:28 PM
PRODUTORES RURAIS DE RIACHÃO DO JACUÍPE RECEBEM TÍTULOS DE TERRA

Possibilidade de armazenar água para minimizar os efeitos dos períodos de estiagem e ter em mãos o documento que comprova a posse da propriedade, a maioria delas, modesta. Para pequenos produtores rurais de 14 municípios da Bacia do Jacuípe estes são bons motivos para permanecer no campo e prosperar com a família. Para melhorar as condições de trabalho destas pessoas, o Governo do Estado vem desenvolvendo um conjunto de ações estratégicas. Nesta sexta-feira (14), o governador Rui Costa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Regional, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades, esteve no município de Riachão do Jacuípe,  para entregar títulos de terra para 255 agricultores da região. Na ocasião, também foi entregue, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), uma placa à prefeitura da cidade, que representa a universalização do acesso à água, com a entrega de 1296 cisternas para residências da zona rural, cinco para unidades públicas de ensino e uma para unidade de saúde. 

Além das entregas, o governador assinou ordem de serviço para a implantação de 3,2 mil novas cisternas na região, prevista para os próximos dois meses. Durante o evento, Rui destacou que o estado tem condições de produzir mais e fortalecer a economia nas zonas urbana e rural. "Quanto melhor estiver a agricultura familiar, o comércio [nas cidades] vende mais, gera mais empregos. Se esta gente [do campo] começar a produzir mais, a cidade também vai melhorar. Não faz sentido a Bahia ainda importar ovos de galinha, leite e frango de outros estados. Nossa meta é botar o povo do campo pra produzir e ganhar mais dinheiro".

Rui Costa ainda participou da entrega de 14 veículos novos, que foram destinados a prefeituras da região, em especial, às secretarias de agricultura. A iniciativa integra o Programa de Infraestrutura (Proinf) da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A intenção do governo estadual é que os técnicos destes órgãos utilizem os carros para dar suporte à agricultura familiar. "A Bahia é um estado grande, que tem o maior número de agricultores familiares no Brasil. São 700 mil famílias, aproximadamente 2,8 milhões de pessoas que vivem da agricultura familiar. Estes carros são uma parceria com o governo federal", explicou o governador, que recebeu ainda o Título de Cidadão Jacuipense, concedido pela Câmara de Vereadores de Riachão do Jacuípe. "Este título só aumenta a minha responsabilidade, o meu compromisso com o povo desta cidade".

Qualidade de vida

A dona de casa Clotildes Sá Santana, 56 anos e o agricultor Elias Macena Santana, 58, foram juntos a Riachão pegar o título da pequena propriedade que eles têm no município de Serra Preta. Para ele, o documento que comprova a titularidade da terra é importante porque permite financiamentos para aumentar a produção. "Com o documento na mão, a gente pode fazer tudo o que tem vontade. Comprar qualquer coisa. Sem esse documento o cara fica até sem vontade de fazer. Estou mais animado".

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, informou que no território Bacia do Jacuípe já foram instaladas 10,8 mil cisternas pelo governo estadual. "Todo sertanejo conhece a realidade de conviver com a seca, o trabalho das famílias, o envolvimento de crianças, que muitas vezes deixam a escola para pegar água distante para abastecer suas residências, as mulheres que usam boa parte do seu tempo indo atrás de água. Água perto de casa significa saúde, economia de tempo e qualidade de vida".

Dias também falou sobre a entrega dos veículos. "Temos um conjunto de ações e programas para o meio rural como o de alimentação escolar, o de aquisição de alimentos, a assistência técnica, o crédito, a distribuição de sementes, mudas, entre outras atividades. Esses veículos vão ajudar as secretarias de agricultura para que elas possam fazer todo este trabalho interativo com o Governo do Estado".

Visita

Como de costume, durante compromissos no interior, o governador Rui Costa visitou uma unidade de ensino. Desta vez, o encontro foi com a comunidade escolar do Centro Territorial de Educação Profissional Bacia do Jacuípe II João Campos, onde estudam aproximadamente 500 alunos do ensino fundamental II, ensino médio e educação profissional, com cursos de agroecologia, informática e administração. Na unidade, ele visitou dependências e conheceu projetos, como o da horta.

A vice-diretora do centro, Maria Janete Mascarenhas, informou que a unidade de ensino zela pelos professores e alunos, porém, o fato de estar em um prédio alugado, dificulta que o governo realize investimentos de melhoria na estrutura, por exemplo. "A gente lida com o Governo diariamente, através da Secretaria [da Educação]. Só que uma coisa é a escola informar o que funciona aqui. Outra coisa é ver in loco
o nosso trabalho. Estamos trabalhando por uma sede".

Category: NOTÍCIAS | Views: 393 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 12
Convidados: 12
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa