Sábado, 2024-04-20, 5:13 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Junho » 23 » PRF FLAGRA 6.171 MOTORISTAS SEM HABILITAÇÃO
12:32 PM
PRF FLAGRA 6.171 MOTORISTAS SEM HABILITAÇÃO


O motorista que conduzi o carro sem ser habilitado terá o veículo apreendido, pagará uma multa gravíssima e será encaminhado para o Departamento de Polícia Judiciária, onde responderá processo por crimes nas estradas. Os dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) evidenciam que de janeiro até a 1ª quinzena de junho, 10,33% das notificações extraídas pelos policiais tiveram essa motivação, índice que representa 6.171 condutores flagradas conduzindo veículos com o documento irregular ou sem a carteira de habilitação.

 Segundo dados da PRF, a maioria dos acidentes ocorridos nas estradas é causado por imprudência, seguido de uma série de fatores: desde a falta de experiência, as más condições dos veículos, ingestão de bebidas alcoólicas e carência do documento que permite o manuseio do automóvel.

Em consequência dos festejos juninos e o período de férias escolares, muitas pessoas se deslocam para as cidades do interior do estado, o que significa maior movimentação e maior risco de acidentes. No dia 13 de junho, sete jovens com idades de 15 e 19 anos, morreram após o carro em que estavam bater de frente com um caminhão, numa estrada próxima da Vila Aparecida, um povoado na zona rural de Riachão do Jacuípe, distante 200 km de Salvador. Segundo a PRF, o condutor do veículo não tinha carteira de habilitação e nem experiência nas estradas.
 
"No primeiro dia da operação São João, vários condutores foram flagrados pegando o acostamento. Esse ato evidencia que essas pessoas não têm carteira e muito menos experiência para dirigir nas BRs. Conduzir no acostamento é proibido. Ele pode ser multado e perder até sete pontos na carteira”, disse o inspetor da PRF, Virgílio Tourinho.
 
 Além do risco de provocar acidentes com vítimas graves e, muitas vezes, fatais, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, artigo 309, o condutor que for flagrado dirigindo sem a CNH estará gerando perigo de dano a outras pessoas e responderá por crime de trânsito com pena de detenção de seis meses a um ano, ou multa.
 

Região de Simões Filho é capeã da falta de CNH

De fato, os números de pessoas que são flagradas conduzindo sem a carteira, crescem a cada dia. De todos condutores parados nas blitze da PRF, 10% deles estão sem habilitação, ou em outros casos, o documento está irregular. Os agentes da PRF fazem um alerta para a sociedade com relação ao aumento do número de pessoas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação nas rodovias federais da Bahia. "Motoristas sem carteira desconhecem as leis de trânsito e não têm experiência. Essa prática aumenta com o feriado do São João, em que milhares de pessoas se deslocam pelas estradas, e isso provoca o aumento do risco de acidentes graves”, lamentou o inspetor Tourinho.
 
A região campeã dessas autuações é a Delegacia de Simões Filho, que abrange às BRs 324 e 101, onde foram registradas 1.995 autuações, seguida da Delegacia de Feira de Santana, que compreende a BR 116 norte e sul, com 1.301 autuações e da Delegacia de Eunápolis,  que compreende as BRs 101 sul e 367 com 551 autuações.
A CNH, também conhecida como carteira de motorista ou carteira de habilitação, é o nome dado ao documento oficial que, no Brasil, atesta a aptidão de um cidadão para conduzir veículos automotores terrestres. Portanto, seu porte é obrigatório ao condutor de qualquer veículo desse tipo. 
 
Em um único dia da semana passada, a PRF flagrou em Ribeira do Pombal, três pessoas dirigindo sem CNH. Duas delas se envolveram em acidentes sem gravidades e a outra era um adolescente de 17 anos que, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, não tem permissão para dirigir. 
 
As apreensões ocorrem durante as blitze dos agentes. Sendo detectada a falta do documento, de imediato o condutor é multado e o carro apreendido. O veículo só poderá ser retirado, após o pagamento da multa e por uma pessoa habilitada. 

Category: NOTÍCIAS | Views: 538 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 11
Convidados: 11
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa