Quinta-feira, 2024-03-28, 11:29 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Maio » 2 » PRÊMIO MARCA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE DORIVAL CAYMMI
9:38 AM
PRÊMIO MARCA COMEMORAÇÃO DO CENTENÁRIO DE DORIVAL CAYMMI
 
Quem compareceu à sala principal do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, na noite desta quinta-feira (30), pôde conferir músicas que marcaram a história da Bahia. O Prêmio Caymmi de Música, evento que encerrou as comemorações do centenário de Dorival Caymmi, reuniu artistas de diversos estilos musicais, que homenagearam o cantor e compositor baiano. 
 
Estiveram no palco atrações como a Orkestra Rumpilezz, o grupo inglês Stomp, Jussara Silveira, Margareth Menezes, Cláudia Cunha, entre outras. A premiação contemplou não apenas artistas consagrados, mas também talentos ainda desconhecidos do público, em diversas categorias. 
 

A compositora Mariana Paiva foi a vencedora pela canção 'Ondas', na votação popular. Ela ressalta a alegria pela conquista do prêmio. "Foi a minha primeira composição. Fiz junto com o Bruno Mazzio. A gente ficou muito envolvido com o projeto. A música mobilizou muita gente, e as pessoas nos deram um retorno muito positivo. Foi maravilhoso, incrível ", afirmou.
 
O Prêmio Caymmi de Música recebeu apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural (FazCultura), que tem como objetivo valorizar a expressão artística na Bahia. "A importância da existência do Prêmio Caymmi é suprema. Até porque ele já traz o nome do maior dos maiores [artistas]. O evento abre portas no cenário cultural baiano, promove um enriquecimento musical para a Bahia", destaca o secretário estadual da Cultura, Jorge Portugal.
 
Para a socióloga Telma Moutinho Ferreira, a obra de Caymmi tem um significado especial. Ela conta que as músicas do artista a faz recordar acontecimentos bons em família. "Para mim é muito importante. Primeiro, pelo que foi Caymmi, e depois pelas músicas. As músicas dele são poesias e retratam a Bahia. A música 'Marina' sempre me comove. Ela me lembra meus pais; quando eram vivos, eles cantavam. Era a trilha sonora do amor deles”.
 
Entre 2005 e 2015, o Governo do Estado já investiu R$ 77 milhões em mais de 700 projetos ligados à música. As iniciativas são fomentadas pelo FazCultura e pelo Fundo de Cultura do Estado da Bahia. Entre os projetos, destacam-se o Mapa Musical da Bahia, criado em 2012; o Bahia Music Export; e o Prêmio Caymmi de Música. 
 
Fonte: SecomBA
Category: NOTÍCIAS | Views: 216 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa