Quarta-feira, 2021-12-01, 7:47 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia
Main » 2012 » Junho » 4 » PREÇO DO PÃO DEVE SUBIR 5% POR CAUSA DO DÓLAR
9:49 AM
PREÇO DO PÃO DEVE SUBIR 5% POR CAUSA DO DÓLAR


O preço do pão deve subir em média 5% este mês por causa da alta do dólar, segundo a Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria (Abip). Metade do trigo consumido no País é importado, mas o preço do trigo nacional também é influenciado pela alta do preço no mercado internacional, que sofre a pressão da valorização da moeda norte-americana. A alta acumulada do dólar em maio é de 5,82%. O trigo que está sendo comprado pelas padarias já está sendo reajustado em média entre 7% a 12%, segundo a associação que congrega os sindicatos estaduais das padarias. O preço médio do pão francês na região Sudeste hoje é de R$ 7,05 o quilo. Com um reajuste de 5%, o preço passa para R$ 7,85.

O presidente da Associação, Alexandre Pereira, afirma que a alta pode derrubar o consumo em regiões mais pobres nos primeiros meses. O consumo de pães no Brasil é considerado baixo: o brasileiro consome em média 33 quilos por ano, o que significa um pãozinho e meio por dia por pessoa. O consumo anual por pessoa recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60 quilos.

A Argentina tem um consumo no nível recomendado pela OMS e no Chile a média é de 96 quilos por pessoa ao ano, três vezes maior que no Brasil. O presidente da Abip lembra ainda que o impacto da alta não será maior graças à prorrogação da isenção do PIS-Cofins, que incidia sobre produtos derivados de trigo, determinada pelo governo federal.

Fonte: Voz da Bahia

Category: NOTÍCIAS | Views: 360 | Added by: FLIMA | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa