Quinta-feira, 2024-04-25, 5:49 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Fevereiro » 6 » POLO DE CAMAÇARI FICA CINCO DIAS SEM OPERAR
11:25 AM
POLO DE CAMAÇARI FICA CINCO DIAS SEM OPERAR


O apagão que atingiu oito Estados da região Nordeste, na noite da última quinta-feira (3) resultou na interrupção das atividades nas empresas do Polo Petroquímico de Camaçari, principalmente das empresas que operam no segmento químico/petroquímico, durante cinco dias, devido à falta de energia elétrica. O presidente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Manoel Carnaúba, informou  que os prejuízos ainda estão sendo levantados, mas observou que, além do golpe sofrido pelas empresas, haverá danos significativos para a economia baiana como um todo.


"Ainda é precoce falar em números, mas é preciso lembrar que o Pólo de Camaçari representa 33% do PIB (Produto Interno Bruto) da Bahia e um dia parado representa um perda significativa”, ressaltou o presidente do Cofic.

ENGARRAFAMENTOS –  Na manhã desta sexta-feira (4), a partir das 7h30, foram dispensados os funcionários administrativos de 30 empresas situadas no complexo industrial. Todas as vias de acesso foram bloqueadas e os trabalhadores mandados de volta para casa. Apenas os funcionários ligados à operação e manutenção tiveram acesso liberado.

O fato gerou grande engarrafamento nas rodovias de acesso ao Polo. A razão do bloqueio demorou a ser explicada, o que motivou muitas especulações, como a possibilidade de estar ocorrendo vazamento de gás ou produtos tóxicos. A justificativa só veio por volta das 9h, quando o Cofic distribuiu uma nota oficial, tranquilizando a comunidade ao garantir que as condições de segurança na área estavam asseguradas.

"Por questão de segurança, limitamos o acesso ao Polo. Ficamos mais de duas horas sem energia elétrica e, por isso, os equipamentos pararam de funcionar”, explicou Manoel Carnaúba. Segundo ele, não houve registro de vazamento de gases tóxicos. "É bom esclarecer que todas as medidas de segurança foram tomadas. No que diz respeito aos produtos químicos, armazenamos o que foi possível armazenar e o restante está sendo queimado”, esclarece o presidente do Cofic.

De acordo com informações extraoficiais, a decisão de interromper o acesso à área do Polo e a adoção de medidas preventivas se deu por causa de um problema na indústria White Martins, que é responsável pelo fornecimento de nitrogênio para o resfriamento das companhias instaladas no complexo. O apagão teria interrompido a distribuição do gás, o que obrigou a adoção do plano preventivo, com o isolamento da área e a retirada dos funcionários de setores administrativos. O acesso ao Polo só foi liberado no final da manhã.

Category: NOTÍCIAS | Views: 626 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 5
Convidados: 5
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa