Sexta-feira, 2024-03-29, 2:33 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2013 » Maio » 23 » POLÍCIA CIVIL E EXÉRCITO APREENDEM 300 KG DE DINAMITE
3:38 PM
POLÍCIA CIVIL E EXÉRCITO APREENDEM 300 KG DE DINAMITE


Trezentos quilos de dinamite foram apreendidos na Fazenda Lagoa do Bengo, na zona rural de Itapetinga, na quarta-feira (22), durante a terceira etapa da Operação Vulcano, realizada pelo Exército Brasileiro, com apoio da Polícia Civil. Investigadores da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) também apreenderam na propriedade, onde funciona uma mineradora de calcário, 290 quilos de granulado, 296 espoletas, com estopim, e 1.700 metros de cordel detonante.

Segundo o delegado Antônio Roberto Gomes da Silva Júnior, titular da 1ª DT/Itapetinga, que participou da Operação Vulcano III, comandada pelo primeiro tenente do Exército Paulo Edson Pedrozo, todo o material explosivo estava armazenado de forma irregular na fazenda. As equipes do Exército e da Polícia Civil encontraram, ainda, uma espingarda calibre 28, com nove cartuchos deflagrados e dois intactos, além de um caderno de anotações.

  
Responsável pela mineradora e filho da proprietária da fazenda, Daniel Porto Marques Guerra, de 21 anos, foi autuado em flagrante, por posse ilegal de artefato explosivo e de arma de fogo. Os 300 quilos de dinamite, a espingarda e o restante do material apreendido pelos policiais civis foram entregues ao oficial do Exército, instituição que autoriza a comercialização, o uso, a fabricação e o armazenamento de explosivos no país.


Lançada, na terça-feira (21), pela 6ª Região Militar, a Operação Vulcano III prosseguirá até o final desta semana, atingindo 26 cidades baianas e outros seis municípios do estado de Sergipe.  As vistorias acontecem em dependências de empresas, cooperativas e prestadores de serviços que exercem atividades com explosivos, sejam elas de comércio, de armazenamento ou de manuseio e uso. Verifica-se também, nessas incursões, o cumprimento da Portaria nº 03 do Comando Logístico do Exército, de 10 de maio de 2012, versando sobre a atividade com material de uso controlado.

CFPC

No período de 17 a 19 de abril, um grupo de 38 policiais da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Polícia Civil, apreendeu 140 quilos de explosivos e 300 metros de cordel detonante, durante a Operação Vulcano II. Nas 24 cidades visitadas, foram vistoriadas 43 empresas, das quais 20 receberam autuações por algum tipo de irregularidade. Deflagrada pela 6ª Região Militar, além da Polícia Civil, a segunda da operação contou com o apoio da Polícia Militar e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).


Já a Operação Vulcano I, aconteceu entre os dias 2 e 4 de abril, em 22 cidades baianas, tendo os policiais apreendido 50 quilos de explosivos, além de acessórios como espoletas e cordéis detonantes, encontrados em situação irregular.  Das 30 empresas vistoriadas, 14 foram autuadas por falta de controle e segurança dos materiais explosivos. Oito paióis foram lacrados. Um grupo de 60 profissionais da Polícia Civil apoiou o Comando da 6ª Região Militar do Exército naquela primeira etapa da operação.

Fonte: Bocão News

Category: NOTÍCIAS | Views: 452 | Added by: monica | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 3
Convidados: 3
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa