Terça-feira, 2024-04-23, 5:56 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2017 » Junho » 29 » PF FEZ DUAS OPERAÇÕES ITIRUÇU NUM SÓ DIA, FRAUDE NO INSS NA MIRA!
9:45 AM
PF FEZ DUAS OPERAÇÕES ITIRUÇU NUM SÓ DIA, FRAUDE NO INSS NA MIRA!

Pelo menos duas operações da Policia Federal de Vitória da Conquista chamou a atenção em Itiruçu e região na manhã desta Terça Feira (27) e desde o final da tarde de Segunda Feira (26).

A primeira envolveu investigações sobre a empresa M. Filho inquerida por corrupção e que prestou serviços em Itiruçu nos anos de 2010 e 2011. Segundo informações, motoristas que prestavam serviços à dita empresa de transporte escolar, foram ouvidos na região da várzea, zona rural de Itiruçu. A ação ocorre em mais de 26 municípios baianos. As acusações são de fraudes com desvios de verba federal do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ou verbas estaduais e municipais. Essa foi mais uma fase da operação que ocorreu desde 2014 também no município de Itiruçu e nos demais.

A segunda operação ocorreu desde as 4:30 da manhã desta terça, e teve como intuito desbaratar fraudes em aposentadoria por invalidez junta a previdência social. A operação se desenrolou em ação que envolve os municípios de Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho. Em Itiruçu, foram feitas buscas em computadores, o que levou inclusive os investigadores a entrarem na Câmara de Vereadores, local onde se suspeitava que pudesse ter ocorrido atendimento de pessoas por envolvidos nas fraudes.

Intitulada de Inredux [persistência no crime], os agentes cumpriram diversos mandados judiciais: um de prisão preventiva sete de condução coercitiva, três de busca e apreensão, além de três medidas cautelares de suspensão de atividade. Conforme a PF, a apuração começou em 2014 a partir de informações de que uma pessoa atuava de forma irregular na intermediação de requerimentos de benefícios com a agência da Previdência em Itiruçu, inclusive com falsificação de documentos envolvendo até defuntos.

Ainda segundo a PF, após o cumprimento de mandado de busca no escritório do investigado, e com informações adicionais da referida agência, foram identificados vários requerimentos de benefícios previdenciários de natureza rural feito pelo investigado e instruído com documentos falsos, em especial certidões de nascimento e contratos de comodato. Também se constatou a falsificação de declarações de atividade rural, as quais eram obtidas junto aos sindicatos dos pequenos produtores rurais de Itiruçu, Lajedo do Tabocal e Lafaiete Coutinho, cujos responsáveis, suspeita-se, tinham participação no esquema criminoso. A PF ainda declara que mesmo após o cumprimento do referido mandado de busca, o investigado continuou com a atuação ilícita, passando, ainda, a orientar testemunhas a mentir aos investigadores para acobertar seu envolvimento nas fraudes.

A atitude irredutível do investigado, persistindo na pratica criminosa, foi o que justificou o nome da operação: Inredux (em latim, irredutível). Até o momento, não foi possível apurar o volume desviado da Previdência.


A Reportagem do Itiruçu Notícias teve acesso a nomes de pessoas que são alvos diretos da operação, todavia aguardamos a confirmação da Polícia Federal que ainda apura os fatos. Várias pessoas foram conduzidas coercitivamente para prestar esclarecimentos. A suspeita de que os autores da ação apurada pela PF, tenha falsificado assinaturas e nomes de sindicatos a fim de conseguir aposentadorias fraudulentas.


Fonte: Itiruçu Notícias
Category: NOTÍCIAS | Views: 375 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 11
Convidados: 11
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa