Quinta-feira, 2024-04-25, 5:02 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Outubro » 13 » PF COLOCA EM OPERAÇÃO AVIÃO ESPIÃO PARA COMBATER O TRÁFICO DE DROGAS, ARMAS E CONTRABANDO
12:19 PM
PF COLOCA EM OPERAÇÃO AVIÃO ESPIÃO PARA COMBATER O TRÁFICO DE DROGAS, ARMAS E CONTRABANDO


A Polícia Federal colocou em operação na última segunda-feira, o primeiro Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado), avião espião que será utilizado para combate ao tráfico de drogas, armas e contrabando. Em cinco dias de voos, rastreou mais de 1.000 km na região da tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai).  As primeiras operações registraram três rotas que a PF acredita serem utilizadas por traficantes e contrabandistas.  Promessa de campanha da presidente Dilma Rousseff, o Vant chegou de Israel em março. Desde então, enfrentou problemas burocráticos e passou por voos de teste.

O avião espião chegou a ficar parado mais de um mês perto de Foz do Iguaçu (PR) por falta de combustível. O pregão que definiria o fornecedor foi cancelado por falta de candidatos, como a Folha revelou em abril deste ano. A reportagem teve acesso aos vídeos e fotos produzidos com câmeras acopladas ao avião. Quando o Vant voa a 5.000 metros de altitude, elas conseguem captar com precisão movimentos que estão em um raio de até 40 km.

As imagens são transmitidas ao vivo para uma sala de controle. Com elas, os policiais conseguem coordenar operações para prender os criminosos ou segui-los.  O Vant consegue voar 37 horas ininterruptas. Hoje, oito pilotos estão aptos a operá-lo. Cada um comanda o avião por até quatro horas.  Além de voar em linha reta, os pilotos podem fazer manobras que permitem à câmera buscar imagens como se o equipamento estivesse estático, como um helicóptero.

Enviado por: Kércio (Delegado de Polícia Federal)


Category: NOTÍCIAS | Views: 663 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 16
Convidados: 16
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa