A cerveja mexicana Corona
é a marca mais valiosa da América Latina, segundo pesquisa divulgada hoje pela
BrandAnalytics. A Corona deixou para trás a Petrobras e a também mexicana
Telcel, que foram, respectivamente, primeira e segunda no ranking do ano
passado. A empresa atingiu valor de US$ 6,6 bilhões, aumento de 29% em relação
a 2012.
A Petrobras caiu três posições na tabela -
com valor de US$ 5,8 bilhões em 2013, ante US$ 10,6 bilhões em 2012 -, perdendo
postos para a própria Telcel e a Skol, que foi a brasileira melhor posicionada
no ranking. A situação da petrolífera é reflexo da queda das ações na bolsa de
valores no Brasil, que, ao lado da Argentina, puxou os números do estudo para
baixo. O mal desempenho dos países, contudo, foi compensado por México, Chile e
Colômbia, fazendo com que o valor total das marcas ficasse quase em
estabilidade, passando de US$ 135,7 bilhões em 2012 para US$ 135,3 bilhões.
Oito das marcas que
estão nas Top 50 também estão no ranking das categorias do BrandZ Top 100
Marcas Globais Mais Valiosas: Petrobras, Ecopetrol, Falabella, Natura, Skol,
Brahma, Corona e Aguila. O BrandZTM Top 50 Marcas Latinoamericanas mais
valiosas analisou marcas da Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Peru e México.
Juntos, estes países representam cerca de US$ 4,75 trilhões em PIB, o
equivalente a quarta maior economia do mundo depois do Japão. É o único ranking
que considera a percepção dos atuais e potenciais compradores da marca, além
dos dados financeiros para calcular o valor.
Fonte:Bocão News |