Sábado, 2024-04-27, 0:21 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Julho » 12 » PESQUISADORES BAIANOS USAM ÓLEO DE FRITURA EM VEÍCULO PARA VIAGEM AO PERU
11:58 AM
PESQUISADORES BAIANOS USAM ÓLEO DE FRITURA EM VEÍCULO PARA VIAGEM AO PERU

Um grupo de pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia e um professor convidado da Universidade do Minho, em Portugal, iniciam na manhã desta quinta-feira (12) uma viagem até a cidade de Ilo, no Peru, utilizando o biodiesel B100, produzido a partir da reutilização do óleo de fritura e azeite de dendê. A iniciativa integra o "Projeto Travessia Interoceânica B100” e a equipe parte do Porto da Barra, em Salvador, nesta manhã.

De acordo com o professor Edlnildo Torres, coordenador do Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente da Politécnica, o grupo deve percorrer 15 mil quilômetros em via terrestre em um prazo de 20 dias. Para realizar o projeto, os pesquisadores irão utilizar dois veículos doados por uma montadora. Um dos carros terá a maior parte do tanque abastecida por combustível comum e apenas 5% de outro tipo de biodiesel. O segundo carro viaja abastecido com com o biodiesel B100. O professor destaca que os dois veículos estão equipados com analisadores dos gases de exaustão do motor para avaliar o comportamento dos combustíveis.

Segundo Ednildo Torres, o projeto foi testado durante oito meses na Escola Politécnica e a proposta vem sendo trabalhada há dois anos, mas o Laboratório de Energia e Gás da UFBA já trabalha com a utilização de biodiesel há 30 anos. "Essa iniciativa é única e é o primeiro teste que faremos com essa característica. A expectativa é muito boa porque o comportamento em laboratório foi bastante significativo e esperemos ter um combustível renovável e que atenda a questões econômicas e ambientais” afirma Ednildo.

Segundo ele, o trajeto deve percorrer uma média de 700 a 800km por dia e a chegada a fronteira do Peru está prevista para o dia 20 de julho e o grupo deve ficar em Ilo durante sete dias. O projeto deve ser divulgado nas cidades de Luis Eduardo Magalhães, Brasília, Porto Velho, Comodoro, Ilo, além de Salvador.

Ainda segundo o professor, o combustível utilizado na viagem é totalmente renovável e a Escola Politécnica tem capacidade de produção de 10 milhões de litros por ano. Para o projeto estão sendo utilizados 1,2 mil litros de B100 distribuídos em recipientes de 50 litros e cada caminhonete irá transportar 600 litros de combustível.

Durante a viagem, os pesquisadores devem coletar dados sobre a performance, rendimento e emissões do motor com o biocombustível. Questões relacionadas à qualidade das estradas também serão avaliadas, através de vídeos, fotografias e mapeamento eletrônico. Quando retornarem da viagem, os veículos serão submetidos a estudos e testes para avaliar o desgaste e desempenho dos carros no percurso. O retorno para Salvador está previsto para o dia 31 de julho.



Fonte: G1

Category: CIÊNCIA | Views: 605 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 7
Convidados: 7
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa