Segunda-feira, 2021-12-06, 2:35 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2011 » Setembro » 20 » SALVADOR: PESQUISA REVELA QUAL A MAIOR TORCIDA DA BAHIA
11:49 AM
SALVADOR: PESQUISA REVELA QUAL A MAIOR TORCIDA DA BAHIA

O retrato do nosso futebol vai muito além das verdades  de boteco ou das discussões de  arquibancada. Quando a análise envolve paixão, rivalidade e a chacota nossa de todo  dia, melhor mesmo requisitar o trabalho de especialistas.


Bola é coisa tão séria que o CORREIO realizou, em parceria com a Futura, uma pesquisa sobre o assunto.

O estudo ouviu 601 pessoas em Salvador, entre os dias 30 de agosto e 3 setembro, e confirmou algumas verdades. O Bahia é realmente o time de maior torcida na cidade: 41,3% contra 29,5% do Vitória.

O rubro-negro luta pra reverter o quadro atuando firme entre a torcida mais jovem: a menor distância para o rival   aparece justamente no segmento entre 20 e 29 anos, onde a dupla aparece tecnicamente empatada, respeitando a margem de erro de 4 pontos para mais ou menos.

Dos 30 em diante, a distância cresce proporcional à idade, revelando a importância dos títulos da era Barradão. Maior vencedor do estado desde que assumiu o estádio como casa, em 1994, o Leão consegue equilibrar a disputa pelos novos torcedores.

Mas, os troféus dos Brasileiros de 1959 e 1988, o hepta estadual de 1973-1979 e a hegemonia local até o final dos anos 80 pesam em favor do Esquadrão de Aço entre os mais velhos.

Mitos
A pesquisa também traz novidades e desfaz alguns mitos. Dentre eles, o de que o Vitória é o clube da elite e o Bahia, do povão. Além de ser líder em todas as faixas etárias, o tricolor ainda aparece na frente nas mais diversas classes sociais. E, para surpresa de muitos, é no segmento A/B que mostra mais força e maior distância para o rubro-negro: 46,7% contra 30%. Outra informação que não bate é a de que o torcedor do Bahia é mais assíduo nas arquibancadas.

Talvez em números absolutos, mas proporcionalmente, não. Questionados sobre com que frequência iam ao estádio em Salvador, apenas 7,6% dos tricolores responderam sempre ou quase sempre, diante de 14,1% dos rubro-negros.

Mais de 73% de quem se orgulha das três cores disse ainda que não vai ao estádio nunca ou quase nunca, contra 69,5% dos que vestem vermelho e preto.

Redutos
Se você mora na Barra e torce pelo Vitória, deve sofrer muito com os chatos de plantão. Com a cidade dividida em 16 regiões, o bairro é o que concentra o maior número de tricolores: 57,9%, seguido de perto pela Liberdade (57,1%).

A diferença nesses locais é ainda a mais gritante: o Leão soma 15,8% e 18,4%, respectivamente. O time vence em Pirajá (37,5% x 30,4%), Estrada das Barreiras (35,7% x 33,3%) e ainda em Valéria (37,5% x 25%). No Subúrbio Ferroviário, clubes rigorosamente empatados com 35,1%.

Satisfação
Torcedor nunca está satisfeito com o rendimento do time e, por aqui, a Série A depois de sete anos distante não parece suficiente. Só 12,5% dos que torcem pelo Bahia julgam o rendimento bom ou ótimo; 48,8% analisaram como ruim e péssimo. No Vitória, apesar da Série B, a satisfação é maior: 28,8% acham o desempenho bom ou ótimo; 20,3% ruim ou péssimo.





Fonte: Correio24horas
Category: ESPORTES | Views: 2205 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa