A internet ultrapassou o jornal impresso, revista e rádio como
principal meio de informação utilizado por eleitores para se informar
sobre política e candidatos no último pleito, em outubro, de acordo com
pesquisa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até as últimas eleições,
em 2008, o uso da internet era limitado. Com a reforma eleitoral, pela
primeira vez a legislação brasileira consentiu o uso de sites, blogs e
redes sociais, como Orkut, Facebook e Twitter, ao longo da campanha, e
até mesmo no dia da votação.A Rede Globo permanece na liderança
entre as emissoras, com 79% dos telespectadores que se procuram o meio
como fonte de informação. Em seguida aparece a Rede Record com 60,4%. O
SBT teve 37,8% da audiência dos eleitores e a Rede Bandeirantes, 25,6%.Somente
18,8% dos entrevistados disseram que debates entre os candidatos na
televisão e no rádio contribuíram para a decisão. Outros 15,5%
declararam que programas de candidatos na TV contribuíram para a
escolha. Questionados especificamente sobre a fonte de informação
utilizada para se decidir quanto ao segundo turno, 44,2% afirmaram que
já estavam decididos pessoalmente.O levantamento foi realizado com
2 mil pessoas em 24 Estados nas cinco regiões do País. Um sorteio
aleatório selecionou 136 municípios dentro desse universo para
entrevistar as pessoas logo após o segundo turno das eleições, entre os
dias 3 e 7 de novembro. A margem de erro de 2,2% para mais ou para
menos.Os entrevistados tinham entre 16 e 70 anos, com variação de
escolaridade entre a 4ª séria do ensino fundamental e o ensino superior
completo. A maioria dos entrevistados – 32% - declarou ter o ensino
médio completo.
|