Sábado, 2024-04-27, 0:29 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2014 » Maio » 10 » PARLAMENTO JOVEM: DOS PROJETOS, MAIS DA METADE SÃO ASSUNTOS LIGADOS À EDUCAÇÃO
3:03 PM
PARLAMENTO JOVEM: DOS PROJETOS, MAIS DA METADE SÃO ASSUNTOS LIGADOS À EDUCAÇÃO

Considerando a importância de estimular a participação política de jovens estudantes, a Assembleia Legislativa da Bahia estará promovendo a primeira edição do Parlamento Jovem Baiano entre os dias 14 e 15 de maio de 2014. Poderão participar da iniciativa estudantes regularmente matriculados nos ensinos médio e fundamental das redes pública e privada de ensino.

Para efetuar a inscrição, basta apresentar uma proposta de projeto de lei, que poderá versar sobre diversas áreas de competência da Assembleia Legislativa.

O projeto Parlamento Jovem reúne, até a próxima sexta (30), 77 estudantes de escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros para vivenciar na prática o processo democrático através da experiência de uma jornada parlamentar em Brasília. Seis deles são baianos e apresentaram projetos relacionados à educação e saúde. A coordenadora do Parlamento Jovem na Secretaria de Educação da Bahia, Lara Carneiro, acredita que a iniciativa auxilia a formação dos estudantes. “Um programa como esse nas escolas é muito importante para disseminar o conhecimento em política e áreas relacionadas entre os jovens. A experiência de vida e a bagagem cultural que eles adquirem é visível, um divisor de águas para os que têm a oportunidade de participar. Ajuda muito também na escolha profissional, seja ela ligada ou não à política”, afirma.

Na bagagem para a capital federal, além do projeto de lei, o estudante Artur Alves da Silva, de 16 anos, levou a expectativa de trabalhar como deputado na capital brasileira. Artur, que é estudante do Educandário Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, em Senhor do Bonfim, diz que o programa é fundamental para que os jovens brasileiros conheçam o funcionamento do trabalho legislativo. O garoto apresentou um projeto de lei que dispõe sobre o uso obrigatório de papel reciclado nas escolas públicas. “É uma preocupação com o meio ambiente e, também, com a saúde do trabalhador e da comunidade, já que para deixar o papel branco, são utilizados muitos produtos tóxicos”, afirma Artur, lembrando que a pauta ainda coloca a preocupação com o meio ambiente no dia a dia da escola.

Dos projetos escolhidos, mais da metade trata de assuntos ligados à educação. Inclusão de disciplinas à grade escolar do ensino público, a exemplo de empreendedorismo, ciência política e direito do consumidor e instituição de medidas de combate ao bullying, foram as propostas mais recorrentes. Temas como segurança, saúde, meio ambiente e mercado de trabalho também foram abordados. Outro assunto bem repercutido entre os candidatos foi a questão do modelo energético do país, com a sugestão de utilização de matrizes energéticas alternativas a partir da instalação de painéis de luz solar nas escolas públicas e nas casas de pessoas de baixa renda.

 

Category: NOTÍCIAS | Views: 741 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 14
Convidados: 14
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa