Terça-feira, 2024-04-23, 4:22 AM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2016 » Junho » 13 » PARABÉNS QUIXABEIRA POR MAIS UM ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
10:28 AM
PARABÉNS QUIXABEIRA POR MAIS UM ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Quixabeira é um município brasileiro do estado da Bahia, localizado na região Centro Norte do Estado. Sua população é de 9.514 habitantes[4] , de acordo com e Estimativa da População 2012, 40 pessoas a menos que na última contagem oficial, o Censo 2010, quando eram 9.554 habitantes. Quixabeira faz divisa com 5 municípios: JacobinaCapim GrossoSão José do JacuípeVárzea da Roça e Serrolândia, de quem foi desmembrada.

O brasão e a bandeira da cidade foram desenvolvidos por Edvaldo Novaes (Bidô), e sancionados pela lei de nº 01/90, em 10 de Abril de 1990. Suas cores relacionam-se com algumas características do município, que são elas: verde (simbolizando as matas), azul (o céu), amarelo (as riquezas e a economia), branco (a paz, desejada) e marrom (a terra que fornece o alimento). Esses símbolos também são formados pelas figuras de um pé de Quixabeira ao lado direito, ícone da região, um pé de Ouricurí ao centro, símbolo da subsistência sertaneja, e um pé de Sisal ao lado esquerdo, juntamente com quatro estrelas, que simbolizavam os quatro principais povoados do município: Alto do Capim, Campo Verde, Jabuticaba e Ramal. O Brasão possui as mesmas cores da bandeira e a mesma posição das figuras!

O município de Quixabeira é oriundo de Serrolândia, de quem foi desmembrado em 1989. Esta foi emancipada em 1962, e pertencia a Jacobina. O nome Quixabeira deriva da planta de mesmo nome, muito conhecida na região, a Sideroxylon obtusifolium, pertence à família Sapotácea, árvore que atinge 15 metros de altura, armada de espinhos, lactescentes, de folhas alternas, cariáceas, com flores perfumadas, pequenas, de sabor adocicado e agradável. O fruto da Quixabeira é uma baga de cor preta, comestível e de sabor adocicado, contendo uma única semente que apresenta um leite grosso e pegajoso. Sua madeira é utilizada na construção civil por ser boa para ser torneada e as hastes mais finas vergam, mas não quebram. Dizem que os bodes, que com estes se alimenta é luzidio, gordo, bonito e de carne gostosa. As folhas são forrageiras e possuem propriedades adstringentes e tônicas. A casca tem grande aplicação na medicina doméstica, é antidiabética, onde o chá faz desaparecer em poucos dias o açúcar da urina do diabético que o usa; é tônica, pois quem faz uso dela se sente remoçar e se torna corado e forte; é adstringente por ser rica em tanino, e é cicatrizante. Ocorre na caatinga do Piauí até o norte de Minas Gerais.[8]

O município se formou a partir do ano de 1943, quando o senhor Martinho Pereira Lima, junto com seus amigos, pensou em criar um povoado nas terras da fazenda Lagoa das Quixabeiras, pertencente ao senhor José Sousa Novais, mais conhecido como Zé de Belau, seu sogro, que não gostou nem um pouco da ideia, que surgiu porque a fazenda ficava às margens da estrada que ligava São José do Jacuípe a Itapeipú, e por ser rota dos tropeiros que vinham do sul da Bahia trazendo mantimentos facilitaria o pouso dos mesmos e também ajudaria o comércio dos produtos da região, tais como: farinha de mandioca, mamona, ouricurí, pele de animais e outros. Apesar da não aprovação do seu sogro, Martinho não desistiu da idéia de transformar aquela fazenda em um povoado. O senhor Zé de Belau chateado com a determinação do seu genro, resolveu ir embora deixando o caminho livre para Martinho. Esse por sua vez, aproveitando a oportunidade, logo iniciou a limpeza do terreno próximo a fazenda, construindo uma casa e um ponto de venda. Pouco a pouco, seus amigos também foram construindo suas casas e seus comércios, aumentando a população do povoado. E em 21 de abril de 1943 num domingo de páscoa, foi realizada a primeira feira livre, localizada na praça da matriz á sombra de um umbuzeiro, onde era comercializado vários produtos tais como: couro, carnes, animais, farinha de mandioca, feijão, esteiras, chapéus, cestos, ovos, doces e outros. As primeiras casas foram sendo construídas e logo a vila era formada. A maioria dos mantimentos eram trazidos de Jacobina em lombos dos animais (burros), único meio de transporte naquela época, de onde vinham, óleo, café, trigo tecidos e outros. O serviço de entregas de correspondências também era realizado desta maneira. Logo surgem os primeiros carros, e foram recebidos com espanto pela comunidade, o primeiro morador a possuir um caro foi o Sr. Jove de Félix, em 1950, e Etelvino Carneiro a possuir o primeiro caminhão da cidade. A enegia a motor foi instalada e com ela novos avanços surgiram como o primeiro rádio que pertenceu ao Sr. Etelvino Carneiro, trazido do Sul da Bahia, e a primeira televisão pertencida a Dalberto Lima, adquirida em Jacobina em 1972. Despertando a curiosidade dos munícipes que vinham assistir a novela "Cavalo de aço", que passava na época.
Em 1962, Serrolândia é emancipada e o povoado de Quixabeira que até então pertencia a Jacobina, é anexada a esse novo município. Alguns anos depois, já no final da década de 70, o então vereador Raulindo de Araujo Rios, apresenta um projeto na Câmara Municipal de Vereadores de Serrolândia de elevar o povoado à condição de distrito, o que veio a acontecer em 1978. O mesmo vereador, junto com outros vereadores da época e vários membros da sociedade, em 1980, travou uma batalha na Assembleia Legislativa da Bahia para emancipar Quixabeira.
Nove anos depois acontece o plebiscito onde o povo diz sim à emancipação. No dia 14 de junho de 1989, sob a lei 5.019/89, Quixabeira é desmembrada do território de Serrolândia e torna-se município, 46 anos depois de sua fundação. Em 15 de novembro de 1989 houve a primeira eleição com 2.534 eleitores, onde Raulindo Rios foi eleito prefeito. Foram 34 candidatos a vereador, 9 deles eleitos: Edário Pereira de Sousa, Alcivan Perreira de Sousa , Francisco Ribeiro da Silva, Carlito Oliveira Ribeiro Rios, Genézio Novais de Sena, Elias Felix Oliveira, Juceli Barbosa de Oliveira, Joel dos Santos e Julio Sousa Silva. O mandato de Raulindo Rios, primeiro prefeito, foi de 1989 a 1991. Seguido por Lídio Ribeiro (1992 a 1995), Raulindo Rios novamente, em dois mandatos (1996 a 1999, e 2000 a 2004) e Mário Alves de Lima (2004-2008). O atual prefeito é Eliezer Costa, que tomou posse em 2009.[9]

Quixabeira está localizado no Piemonte da Chapada Diamantina, noroeste da Bahia, e fica a 300 km da capital do Estado, Salvador. Recentemente, com a criação do território de identidade da Bacia do Jacuípe, passou a fazer parte desta, por ser um dos municípios banhados pelo rio homônimo.
Com uma área de de 368 km² situada dentro do polígono da seca, apresenta uma temperatura média anual de 28°C, clima semi-árido e uma densidade pluviométrica de 500 a 800 mm/ano. Sua altitude é de 431 metros acima do nível do mar e suas coordenadas geográficas são 11° 24' 43" de latitude Sul e 40° 07' 40" de longitude Oeste.
Os solos predominantes são os latossolos vermelhos, amarelo álico e coluvionares, granito-gnaisse e rochas básicas e ultra-básicas. A hidrografia do município é composta pelas águas da barragem João Durval Carneiro, açudes e caldeirões, tendo como vegetação predominante a caatinga.
Usando como base as informações da contagem da população, feita em 2007 pelo IBGE, dos 9.348 habitantes do município, 3.420 estariam na zona urbana e 5.928 na zona rural, apresentando uma densidade de 25,7 habitantes por km². A estimativa oficial do IBGE, para 2009, é de que a população seja de 9.631 pessoas.
Quixabeira possui uma base eleitora, em 2006, de 5.966 pessoas.
O município de Quixabeira faz divisa ao norte com o município de Jacobina, ao sul com São José do Jacuípe e Várzea da Roça, ao leste com Capim Grosso e a oeste comSerrolândia. Fazem parte de sua administração política os Povoados de Jabuticaba, Alto do Capim, Baixa Grande, Campo Verde e Ramal.

Distritos e povoados

Quixabeira é constituído de dois distritos, o distrito sede e o distrito de Jaboticaba, além de seis importantes povoados: Alto do Capim, Baixa Grande, Campo Verde, Cova do Anjo, Ramal e Várzea do Canto.

Category: ANIVERSÁRIOS | Views: 1013 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 25
Convidados: 25
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa