Quarta-feira, 2024-04-24, 10:20 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Novembro » 17 » PANELA DE PRESSÃO EXPLODE EM MAIRI
2:15 PM
PANELA DE PRESSÃO EXPLODE EM MAIRI
Nesta terça-feira, 17 de novembro de 2015, por volta do meio dia, uma panela de pressão explodiu em uma residência, na cidade de Mairi.
 
O caso aconteceu no bairro do Coqueiro. De acordo com informações, a tampa da panela bateu em uma peça do telhado da casa no momento que estava funcionando no fogão a gás.

Ninguém ficou ferido. 
Como evitar acidentes com a panela de pressão
 
Muitas pessoas tem medo da panela de pressão e, com certeza, esse é um medo que tem fundamento. Uma panela de pressão quando "explode" pode causar sérios danos, tanto materiais, quanto sobre a saúde humana, ou mesmo a morte em alguns casos mais graves.
 
Por outro lado, é difícil conviver sem esse artefato tão útil para cozinhar alimentos, os mais diversos. Então, o que podemos fazer para evitar os riscos da panela de pressão? Vejamos algumas regras básicas.
 
O primeiro cuidado começa na compra do equipamento. Apenas compre panelas de pressão que possuam o selo do Inmetro. Peça sempre a nota fiscal, pois ela é sua garantia de troca em casos de defeito. E nunca adquira uma panela de pressão no comércio ambulante, comumente chamados de camelôs.
 
O próximo cuidado é procurar saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta. Essa informação você encontra no manual do fabricante. Uma panela de pressão cheia demais pode entupir a válvula de segurança, o que é muito perigoso.
 
 
Observe a representação esquemática de uma panela de pressão logo abaixo:
Além dos cuidados na hora da compra, precisamos ter também os seguintes cuidados durante a sua utilização.
 
1. a válvula com pino foi feita para liberar vapor, logo, se durante a operação da panela a válvula parar de soltar vapor e fazer aquele chiado característico, pode indicar que ela foi obstruída. Nesse caso, desligue o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, faça um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape.
 
2. caso a panela apresente liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha, significa que é borracha está danificada e precisa ser substituída.
 
3. quando a panela começar a soltar vapor, você pode diminuir o fogo, pois se a água no seu interior já está fervendo, o fogo alto não vai mais alterar a temperatura do seu interior (propriedade física: um líquido em ebulição não varia sua temperatura durante a transição de fases)
 
4. nunca abra uma panela sem que toda a pressão tenha caído.
 
Finalmente, após usar sua panela de pressão, lave todas as partes muito bem lavadas e guarde-as.
 
Fonte: Agmarrios
Category: NOTÍCIAS | Views: 364 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 10
Convidados: 10
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa