Terça-feira, 2024-04-23, 6:18 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2015 » Dezembro » 3 » ORQUESTRA REGIONAL E BANDA SINFÔNICA DO PIEMONTE DA DIAMANTINA REALIZAM PRIMEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA EM JACOBINA
9:09 AM
ORQUESTRA REGIONAL E BANDA SINFÔNICA DO PIEMONTE DA DIAMANTINA REALIZAM PRIMEIRA APRESENTAÇÃO PÚBLICA EM JACOBINA

No próximo dia 05 de Dezembro (sábado), às 20h, a Orquestra Regional e a Banda Sinfônica do Piemonte da Diamantina farão sua primeira apresentação pública, no Auditório do COMUJA (Colégio Municipal de Jacobina), em Jacobina. O concerto faz parte das ações que a Rede de Projetos Orquestrais da Bahia desenvolve no interior do Estado em 2015, com a participação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), por meio do Neojiba. O objetivo é criar um ambiente de cooperação mútua entre parceiros que trabalham com formação e prática musical coletiva em um mesmo território de identidade. 

A Orquestra Regional do Piemonte da Diamantina é formada por 60 músicos dos projetos Flor do Meu Sertão, de Capim Grosso e Arte de Tocar, de Jacobina. Nesse primeiro concerto, a Orquestra irá apresentar ao público sete peças clássicas e populares. Entre elas, composições da coletânea tradicional europeia, escritas pelo russo Tchaikovsky e o alemão Johannes Brahms, e outras brasileiras como Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, e Batuque, de Lorenzo Fernandez. 

A Banda Sinfônica do Piemonte da Diamantina conta com 60 integrantes das filarmônicas Rio do Ouro e 2 de Janeiro, ambas de Jacobina. Na apresentação pública do próximo sábado, a banda irá apresentar quatro peças com arranjos para metais. Entre elas, o Dobrado Ouro Negro, de Joaquim Antônio Naegele, e Centuria, de James Swearingen. 

O repertório das duas formações é fruto de muito trabalho desenvolvido ao longo de cinco finais de semana, entre os meses de Junho a Novembro, durante a edição 2015 das Caravanas Pedagógicas da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. 

"Entre as filarmônicas aqui de Jacobina sempre houve um diálogo, mas algo muito pontual e não formalizado. A proposta de constituição de uma Orquestra Regional foi um aspecto muito especial do projeto, porque criou uma interação maior entre nós", avalia Celso Santos, coordenador da Filarmônica 2 de Janeiro, que faz parte da Banda Sinfônica do Piemonte da Diamantina. "A partir desses encontros, compreendemos melhor a realidade e as limitações de cada projeto e começamos a cooperar entre nós para alcançar um objetivo comum", completou. 

Na opinião de Celso, a experiência fortaleceu o senso de colaboração entre os grupos, além de possibilitar o crescimento dos músicos. "O contato com um repertório que não estávamos habituados a executar, nos apresentou dificuldades que nos aproximaram. Através disso, nasceu a cooperação e a preocupação em auxiliar no crescimento um do outro", relatou Celso. "Acredito que o grande legado que esse trabalho nos deixa é o crescimento cívico de cada um desses jovens, além do desenvolvimento musical, que serve de combustível para dar continuidade a essa iniciativa", finalizou. 

A Rede de Projetos Orquestrais da Bahia realiza as Caravanas Pedagógicas 2015 com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da CCR Metrô Bahia. Nesta edição, o projeto ofereceu qualificação no campo da gestão às lideranças de projetos musicais e filarmônicas parceiras, além de consultoria individual para elaboração de projetos e captação de recursos. 

Também promoveu workshop para construção de instrumentos a partir de materiais alternativos e desenvolveu ações diversas de intercâmbio musical entre os músicos sediados no interior do Estado e àqueles que atuam como multiplicadores do Núcleo de Gestão e Formação (NGF) do NEOJIBA em Salvador. Um total de 09 projetos de música e filarmônicas, sediados nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Conceição do Coité, Serrinha, Capim Grosso e Jacobina, foram contemplados com as ações de intercâmbio e cooperação propostas pela Rede de Projetos Orquestrais da Bahia em 2015. Como resultado, foram constituídas Orquestras Regionais em 03 Territórios de Identidade: Sisal, Piemonte da Diamantina e Costa do Descobrimento.

Fonte: Ascom/Augustourgente

Category: NOTÍCIAS | Views: 280 | Added by: tainá | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 2
Convidados: 2
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa