Quinta-feira, 2024-03-28, 4:34 PM
Welcome Convidado | RSS

Menu
Login
Categorias
ESPORTES
noticias do esporte
NOTÍCIAS
informação
EVENTOS CULINÁRIA
HUMOR CURIOSIDADES
CIÊNCIA ANIVERSÁRIOS
PUBLICIDADE CARNAVAL
Notícias do carnaval baiano
PEGADINAS
HUMOR
Pesquisar
Metereologia

Main » 2012 » Junho » 4 » “O CALCANHAR DE AQUILES” - SOBRE OS MOMENTOS DIFÍCEIS DE PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO QUE CONSTANTEMENTE SOFREM PRESSÃO
3:39 PM
“O CALCANHAR DE AQUILES” - SOBRE OS MOMENTOS DIFÍCEIS DE PROFISSIONAIS DA COMUNICAÇÃO QUE CONSTANTEMENTE SOFREM PRESSÃO

Antes de iniciar de fato o assunto, quero dizer que apesar de algumas citações mais fortes reconheço toda a importância da imprensa e todos os avanços obtidos nas últimas décadas no que se refere  ao respeito acima de tudo, a liberdade e os grandes serviços prestados a essa nação.

Observando as datas comemorativas e feriados dei-me conta que no dia de ontem, 1º de Junho, foi comemorado o dia da Imprensa. Essa data foi escolhida em homenagem à circulação no Brasil do primeiro jornal impresso, em 1808. O jornal Correio Braziliense foi lançado em Londres por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, mas seus exemplares eram enviados ao Brasil.

Desde então milhões e milhões de pessoas que ingressaram  nessa atividade cultivaram o sonho de liberdade de expressão do pensamento, em face de pertencermos a um estado democrático de direito. Garantia essa que vem desde a Constituição do Império e, mesmo que tenham sido restringidas em alguns momentos da história do Brasil, nos tempos atuais estão explícitas na Constituição de 1988 por meio do artigo 5º, incisos IV, VIII e IX, e artigo 220 no parágrafo 2º.

Certa feita eu participava de um desses congressos e seminários onde tanto se aborda essa utopia da "liberdade de expressão do pensamento” e acompanhei um rápido debate entre dois profissionais da comunicação. Um deles ao utilizar a palavra afirmou que os profissionais de imprensa detinham o poder da transformação social por meio da comunicação nas suas diversas formas. Já o outro afirmou que os profissionais não detinham poder algum além do que lhes era concebido pelos diretores  dos veículos de comunicação que pagavam seus salários. Esse embate verbal nunca mais saiu da minha cabeça e tenho aprendido à duras penas ao longo de todos esses anos que o segundo profissional tem toda a razão.

"Os meios de comunicação sempre foram serviçais  da promoção de uns poucos privilegiados, da omissão  ou maquiagem  fatos e informações,  mancomunados para o bel prazer dos que realmente detém o poder da mídia”.

Vivemos em uma ditadura disfarçada de democracia, ou como dizia meu pai, (ele ainda vive, mas hoje não diz por ser evangélico), "demôniocracia”, onde tudo gira em torno do capital financeiro bem como dos interesses pessoais e  políticos de uma determinada pessoa ou grupo. É como se lhe dissessem que você pode ser "democrático e livre para opinar”, desde que não contrarie as opiniões de quem está acima hierarquicamente, e assim sendo não existe liberdade para quem faz a comunicação, e sim para quem manda  e paga para fazer a mesma,  o que nesse contexto nos torna meros coadjuvantes ou como se diz no popular, "maria vai com as outras”, (risos).

"A liberdade de expressão, sobretudo sobre política e questões públicas é o suporte vital de qualquer democracia”.

Vimos muitas iniciativas no campo da comunicação surgirem na tentativa de contenção a esses atos, porém todas sucumbiram, tornaram-se iguais ou piores do que a mídia podre que queriam combater pois copiaram seus maus hábitos e maus costumes, inclusive na forma ditatorial de gerenciar, coagindo seus profissionais  a serem tão somente objetos de reprodução de pensamentos, escada para que outras pessoas recebam honrarias e elogios. Resumindo, não estamos com essa bola toda!

E para finalizar gostaria de deixar um pensamento que exprime o tudo o que tenho vivenciado nos últimos dias.
"Todos aqueles que falam destemidamente a verdade e expressam verdadeiramente suas opiniões e pensamentos esperam o desprezo e a morte como recompensas”

Fonte: Milton Santos
Category: NOTÍCIAS | Views: 447 | Added by: jorge | Rating: 0.0/0
Registro de arquiv
                                 
Anúncios
Estatística

Total Online: 1
Convidados: 1
Usuários: 0
Sites
Cursos Online Profissionalizantes
Cursos Online 24 Horas - Certificado Entregue em Casa